Turismo de negócios: setor cresce e registra faturamento de 1,2 bilhão em agosto, segundo Ministério do Turismo

22/12/23
|
Publicado por 
Redação Start

Empresas que atuam no setor compartilham como buscam empreender e estimular o crescimento do setor no país

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Há alguns anos, São Paulo era reconhecida por ser uma das capitais brasileiras mais corporativas do país, reunindo diversas sedes de grandes corporações e sendo uma fatia considerável para o mercado financeiro. Apesar disso, a cultura corporativa vem se estendendo pelos outros estados e movendo uma série de ações voltadas para esse público, o público que viaja para fazer negócios. Um conteúdo publicado pelo Ministério do Turismo mostra que o setor registrou um faturamento de 1,2 bilhão no mês de agosto de 2023.

Esse estilo de viagem costuma ser uma boa alternativa para gerar resultados para as empresas, voltada para as pessoas que viajam por diversos motivos, como ir a eventos corporativos, fazer reuniões presenciais ou até mesmo buscar novas conexões. A indústria turística é uma indústria gigantesca e se move de diversas formas, englobando desde uma viagem de lua de mel ou em família, até uma estratégia de expansão de negócios, trazendo resultados financeiros positivos para as empresas. 

Foi pensando em fazer parte e estimular esse setor que a Dynamic Travel, agência de viagens corporativas, criou soluções completas para quem deseja facilitar esse processo turístico para os empresários. Por definição, Rafael Malfará, diretor de relacionamento com clientes, marketing, eventos e fornecedores da empresa, compartilha que a procura por esse tipo de assessoria é expressiva e recorrente.

Portanto, o público interessado por esse segmento se difere em alguns quesitos, como o interesse em entender como uma agência de viagens corporativas pode agregar valor e dinamismo em sua rotina, ou podem ser empresas que nunca tiveram demanda de viagens e precisam contratar uma empresa com core business em viagens corporativas. Segundo ele, entre janeiro e outubro de 2023, a Dynamic Travel vendeu mais de R$ 175 milhões em viagens corporativas, o que demonstra a potencialidade do turismo corporativo no Brasil.

Foto: Wilson Mani Neto
“Por conta da alta procura em viagens corporativas, a Dynamic Travel divulgou no dia 05 de dezembro o “Dynamic Avança”, novo projeto de expansão regional para 2024. A ideia é aumentar em 40% a equipe, abrindo oito unidades e, assim, atuar de forma física em todas as regiões do país. Oferecemos ampla qualidade de atendimento personalizado, rapidez em tratativas e processos, flexibilidade para atender qualquer tipo, tamanho e perfil de cliente e gestão estratégica por meio de indicadores voltados ao perfil de consumo dos nossos clientes”, comenta.

Ele acrescenta ainda que, com base em análises, foi possível identificar oportunidades para negociações estratégicas, oportunidades de economia e reduzir custos.

“Nosso objetivo é ser um verdadeiro parceiro estratégico dos nossos clientes e não apenas um intermediador de compras. Contemplamos serviços customizados de viagens corporativas, desde a compra das passagens, hospedagens, locação de veículos, transfers, suporte VIP em aeroportos, contratação de seguro-viagem, transporte executivo, câmbio, documentação de viagem, até a gestão e controle aplicado sobre cada compra desses serviços”, aponta.

Além das agências especializadas no setor, existem os hotéis que contribuem com a movimentação econômica do ecossistema corporativo, e o WZ Hotel Jardins é a prova disso. Com uma localização estratégica de São Paulo, próximo à Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria, Berrini e Itaim, o hotel recebe inúmeros tipos de públicos, mas o principal deles é o corporativo. Segundo Andreia Menezes, gerente comercial do hotel, atualmente o público corporativo representa o total de 60% dos que se hospedam no empreendimento.

Foto: Divulgação - WZ Hotel Jardins

“O WZ trabalha há bastante tempo com o público corporativo. Com isso, o nosso atendimento diferenciado se dá pela agilidade no atendimento, know how para reservas de grupos do segmento corporativo e dinâmica de preço nas tarifas, gerando a flutuação mediante a demanda e a garantia do melhor preço. Atendimento diferenciado pelo setor comercial junto ao corporativo, pois conseguimos entender a necessidade do cliente e oferecer a melhor opção de serviço e produto”, comenta Andreia.

Para estimular esse cenário dentro do empreendimento, o WZ possui oito salas de eventos, sendo quatro delas adaptáveis, se transformando em um único salão com capacidade para até 250 pessoas em formato auditório. Além disso, o hotel possui um espaço para happy hour, que comporta até 120 pessoas, e um rooftop que funciona como bar/balada e como espaço para eventos corporativos e sociais com capacidade total de até 400 pessoas. 

Devido à localização privilegiada, Andreia afirma que o WZ Hotel Jardins é destaque para o público desse nicho que busca São Paulo para fazer negócios, com acesso às marginais Pinheiros e Tietê e dos pólos comerciais. Além do metrô da linha 4 amarela (linha Oscar Freire), que fica localizada na esquina do hotel. 

“A localização proporciona uma facilidade e segurança para o hóspede, pois estamos no coração dos jardins. Isso torna-se extremamente relevante para uma pesquisa antecipada do cliente, considerando até uma estratégia de confirmar um evento conosco para que os participantes tenham fácil acesso no dia do evento, facilitando aquele que vem de transporte público, particular ou até mesmo um recuo para embarque/desembarque de ônibus na porta do hotel”, conclui Andreia.

Confira mais posts do Start