Viagens flexíveis: a nova tendência para movimentar o turismo
As alternativas são confiáveis? Especialistas esclarecem dúvidas para quem procura opções que cabem no bolso e alertam sobre a análise do regulamento para viajar

Por muito tempo, as pessoas imaginaram que ter acesso a viagens era algo distante das suas realidades, algo que somente os mais ricos poderiam fazer. Com o avanço tecnológico e o acesso rápido às informações, essa realidade foi mudando para muitas pessoas, permitindo o aumento significativo de plataformas de viagem que oferecem alternativas mais acessíveis ao bolso do brasileiro comum.
Para muitas pessoas, viajar é uma forma de relaxar, se bronzear e simplesmente curtir, para outras é um meio para enriquecer os conhecimentos culturais, comer alguma coisa típica e conhecer a história por trás de cada lugar. O que muitos não sabem é que viajar pode trazer inúmeros benefícios para a saúde corporal e mental.
Em uma matéria publicada pela plataforma Melhores Destinos, viajar pode manter o coração saudável, colaborar para a felicidade, fortalecer a gestão de tempo e dinheiro, entre outros benefícios. Para quem é apaixonado por viagens, essas plataformas são uma forma econômica de conhecer outros lugares, se divertir e conhecer culturas diferentes.
A plataforma Hurb surgiu com o objetivo de vender diárias de hotéis nos períodos de baixa temporada, oferecendo preços amigáveis para os clientes, baseado no modelo de compras coletivas. Após passar um tempo atuando no setor, a startup percebeu uma grande oportunidade no mercado e mudou o modelo de negócio, passando a oferecer, além de hospedagens, reservas online de hotéis, pousadas e pacotes de viagem com voos em datas mais flexíveis.
Ao longo de 11 anos de mercado, a plataforma passou por aperfeiçoamentos, buscando oferecer viagens, voos e passeios com preços inacreditáveis. A inovação se faz presente em cada etapa da startup, a partir do modelo de negócio OTA (Online Travel Agency), em que são vendidos pacotes de viagens com datas flexíveis, datas fixas, reservas em hotéis e compras de passeios.
Atualmente, a modalidade mais conhecida do Hurb são os pacotes flexíveis, na qual o período da viagem não é definido na hora da compra. Desse modo, o cliente sugere três datas de preferência por meio de um formulário e o Hurb verifica a disponibilidade promocional das companhias aéreas. A proposta dos voos chega no e-mail cadastrado pelo cliente em até 45 dias antes da data válida mais próxima sugerida no formulário. As ofertas oferecidas pelo Hurb chamam a atenção devido aos baixos preços em comparação aos valores de mercado.
Em 2022, a startup alcançou o número de 1 milhão e 200 mil produtos e serviços operados pelo modelo OTA, e registrou cerca de 1,8 mil passageiros apenas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O número de embarques é 20% maior do que o mesmo período do ano anterior. Em 2023, a companhia já registrou mais de 240 mil viajantes, apenas em janeiro.
Para Karyna Accioly, business owner do Hurb, os números representam a capacidade e o comprometimento da plataforma com os clientes, de forma que demonstra a aceitação dos consumidores com o modelo de negócios da empresa. Em pesquisas realizadas pelo OTA, é possível observar que boa parte dos consumidores de pacotes flexíveis é formada por profissionais autônomos, empresários e pessoas que possuem liberdade na rotina, sem a necessidade prévia da data de embarque.
“Os pacotes de data flexível ofertados pelo Hurb são aqueles promocionais, em que não é possível garantir uma data específica para a viagem no momento da compra. Os voos e o hotel da viagem são definidos de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional. Dessa forma, o pacote é comercializado como uma oferta a ser executada dentro do período regulamentado, não sendo limitada a um mês ou a datas fixas”, diz Karyna.
Ela afirma ainda que o cliente deve prestar atenção ao regulamento antes de adquirir algum pacote por meio do Hurb, visto que o pacote de data flexível promocional não permite que o viajante garanta uma data específica para a viagem no momento da compra. Sendo assim, os voos e hospedagens são definidos conforme a disponibilidade da tarifa promocional. Já os pacotes com data fixa são melhores para os clientes que precisam se programar. Desse modo, o viajante consegue escolher uma opção de ida e volta.

Além dos pacotes de viagens, hotéis e passeios, o Hurb oferece também passagens aéreas, cruzeiros, pacotes rodoviários, câmbio, seguro viagem e aluguel de carro, tudo isso com amplas condições de pagamento. Karyna afirma que é importante aguardar primeiro a confirmação dos voos para depois programar os demais passeios e a contratação de serviços para a viagem.
Outra dica dada por Karyna é acompanhar sempre as redes sociais do Hurb e ficar atento aos novos pacotes que são divulgados e promoções. Os conteúdos gerados podem ainda despertar a curiosidade dos viajantes a conhecer destinos que são totalmente fora do comum e ainda pouco conhecidos pelos amantes de viagens.
A relações públicas e viajante, Esther Santos, fala que conheceu essas alternativas de viagem durante a pandemia por meio de uma amiga. O destino era uma viagem com aéreo, hospedagem e café da manhã para Orlando por um valor de 999 reais. Após algumas pesquisas sobre o assunto, ela resolveu comprar o pacote, mesmo com receio. Em 2022, a tão sonhada viagem aconteceu e, assim, ela passou a comprar mais pacotes flexíveis para outros destinos.
Os valores oferecidos por essas plataformas são extremamente abaixo do valor de mercado oferecido pelas companhias aéreas, por isso, existem algumas regras que é importante estar atento. Por exemplo, o viajante não pode escolher datas em períodos de alta temporada ou feriados, no lugar em que está e no lugar de destino. As datas preenchidas podem ser alteradas caso não haja disponibilidade promocional.
Por isso, é importante estar atento a todas as regras. Outra vantagem das alternativas flexíveis são as datas de pacotes, que geralmente apresentam um valor menor dependendo da distância da data, com dois ou três anos de espera.

Por isso, Esther destaca alguns pontos importantes a serem considerados, como as expectativas acerca da viagem comprada. Caso seja a sua viagem dos sonhos, uma viagem que você espera ter o melhor voo, a melhor hospedagem, as melhores experiências e altamente personalizada, é melhor que seja comprado tudo da forma que o viajante preferir. O próprio cliente deve procurar alternativas e datas mais baratas, os hotéis de sua preferência, reservar os seus próprios passeios com horários definidos por sua conta.
“Os pacotes flexíveis são sim uma alternativa confiável, mas é necessário alinhar as expectativas, porque muitas vezes a empresa não entrega os bilhetes na data escolhida, ou acabam prorrogando o prazo para enviar as datas, ou na pior das hipóteses, acabam devolvendo o dinheiro para o cliente. É bom contar com todos os imprevistos, mas ninguém sai no prejuízo”, conclui Esther.
Outra dica importante é analisar a sua própria rotina. Caso o viajante tenha uma rotina inflexível em questões de estudo ou trabalho, é melhor planejar a viagem por conta própria, devido às possíveis alterações em datas. Lembre-se de ficar atento a todas as datas disponíveis nos regulamentos de cada empresa que oferece essas alternativas flexíveis.