WeConecta promove soluções para oferecer informações médicas para otimizar o diagnóstico de câncer

22/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Startup atua por meio de um atendimento especializado com o auxílio de inteligência artificial

Foto: Divulgação - WeConecta
Foto: Divulgação - WeConecta

Há algum tempo, a inteligência artificial ainda era considerada algo distante parar boa parte das pessoas. Mas, atualmente, com a ascensão da tecnologia nas gerações mais jovens, a inteligência artificial tornou-se algo presente diariamente na rotina da população. Quem já precisou de um atendimento no banco e conseguiu resolver por meio das atendentes virtuais? Essa é apenas uma das milhares de situações nas quais a IA se encaixa e consegue otimizar os produtos e serviços de empresas espalhadas por todo o mundo.

Para o mercado de saúde, é possível observar uma grande quantidade de empresas que têm migrado para a internet e otimizado seus atendimentos, principalmente após o período de pandemia em 2020. O mercado de healthtechs no Brasil está em expansão. Entre os anos de 2019 e 2022, o número de startups de saúde teve um salto de 16,1%, conforme mostra um levantamento realizado pela plataforma de inovação Liga Ventures e pela consultora PwC.

Por isso, em 2021, na cidade de Porto Alegre, a startup WeConecta passou a trabalhar com o objetivo de otimizar e aumentar a quantidade de diagnósticos de câncer de forma precoce, por meio da inteligência artificial para o engajamento entre paciente e IA. A startup surgiu por meio da experiência e ‘dor’ de uma mastologista especializada no tratamento do câncer de mama. A especialista identificou as dificuldades enfrentadas no diagnóstico precoce e na prevenção do câncer e decidiu buscar soluções inovadoras para o problema.

O CEO da WeConecta, Felipe Amaral, fala que os dados de novos casos de câncer no Brasil são alarmantes. Só em 2022, foram diagnosticadas 20 milhões de pessoas, e a estimativa é que uma em cada cinco pessoas terão a doença ao longo da vida. Ele conta que a startup desempenha um papel importante no setor, por meio de uma tecnologia proprietária baseada em inteligência artificial. A WeConecta busca se comunicar com os usuários e engajá-los em hábitos de prevenção, oferecendo um panorama de saúde em aspectos importantes para o desenvolvimento de câncer, incluindo risco genético.

“Essa abordagem inovadora permite identificar grupos de risco para câncer de mama e colo do útero, o que é essencial para tomadores de decisão e segmentos específicos do mercado. Além disso, a WeConecta desempenha um papel relevante ao contribuir para a meta 3.4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS para 2030, que busca reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, incluindo o câncer”, explica Felipe.

A WeConecta promove a saúde e o bem-estar, ajudando a salvar vidas e melhorando os índices de diagnóstico precoce, evitando assim que os diagnósticos sejam tardios e fatais. A plataforma busca capacitar os usuários e fornecer dados que evidenciam hábitos e comportamentos de risco, permitindo que as pessoas se tornem protagonistas de sua própria saúde. A abordagem da plataforma busca ser inovadora, estimulando rotinas de prevenção por meio do conhecimento de fatores de risco, ajudando na tomada de decisões e otimizando um atendimento mais direcionado e eficaz. 

“O nosso produto é a Victoria, uma assistente virtual baseada no Whatsapp, que utiliza algoritmo proprietário e inteligência virtual para se comunicar com o seu público-alvo. Portanto, por meio da assistente virtual Victoria, os usuários aprendem sobre os seus comportamentos de saúde, os quais podem impactar no desenvolvimento de câncer. Durante a conversa pelo Whatsapp, o indivíduo é estimulado a ter comportamentos preventivos”, conta Felipe.

A startup tem foco em oferecer soluções para dois públicos distintos, o segmento B2B e o segmento B2C. O B2B atende quatro frentes de clientes no mercado corporativo, incluindo a saúde suplementar, serviços de saúde, organizações privadas e indústria farmacêutica. Já o B2C busca atender usuários individuais, especificamente mulheres, com foco em compartilhar informações sobre câncer de mama e colo do útero. Outros temas abordados pela plataforma são os outros tipos de câncer masculinos e outras doenças crônicas, atuando como suporte e informações relevantes para os usuários finais.

Confira mais posts do Start