Yungas projeta alcançar 150 marcas atendidas e triplicar a receita em 2023

26/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, empresa dobrou o número de unidades atendidas e também o time de colaboradores em 2022

A Yungas, empresa especializada na gestão e comunicação de grandes redes de franquias, projeta alcançar mais de 150 marcas atendidas e triplicar a receita em 2023. A previsão vem ao fim de um ano de crescimento acelerado para a companhia, que no primeiro semestre de 2022 dobrou o número de franquias atendidas e também o time de colaboradores. Com quase sete mil franquias adotando a plataforma Yungas, a meta é atingir 30 mil unidades até 2024.

"Estamos nos adaptando a um crescimento acelerado, trazendo muitas redes relevantes no segmento de franquias", afirma Guilherme Reitz, CEO e cofundador da retail tech. "Em 2022, dobramos o time e também o número de clientes em seis meses. Estamos montando projetos muito desafiadores para alguns dos maiores grupos de franquias do Brasil, inclusive implementando nosso programa de excelência em alguns desses grupos."

Alguns dos grupos mencionados fazem parte da holding SMZTO, a maior do segmento de franchising no país. Em dezembro de 2021, a Yungas se tornou a primeira empresa de tecnologia para o setor de franquias a receber aporte do Grupo, e, desde então, passou a atender diversas redes da holding - entre elas, Instituto Embelleze, Peça Rara, Terça da Serra, Nanica, L'Entrecôte de Paris e HCC. Até o final de 2023, todas as 14 marcas SMZTO já devem utilizar a plataforma Yungas.

O programa de excelência, citado por Guilherme Reitz, é um dos principais recursos oferecidos pela Yungas às redes de franquias. "Toda grande rede com certeza já identificou a dificuldade de padronizar e comunicar os conceitos relacionados ao sucesso do franqueado", comenta o CEO. "É aí que entra o programa de excelência, ferramenta que padroniza e metrifica o sucesso do franqueado e ajuda a apresentar o 'caminho das pedras' a quem está ingressando no negócio. Ter um bom programa de excelência é uma ótima forma de alinhar expectativas e orientar boas práticas e os melhores processos a seguir, além de recompensar as unidades que alcançam metas seguindo processos definidos, mensuráveis e replicáveis."

Fundada em 2018 e presente em todo o território nacional, a Yungas responde especificamente às necessidades das grandes redes de franquias; oferecendo uma tecnologia completa de gestão que facilita a comunicação, auditorias, treinamentos, e centraliza diversos processos em uma mesma ferramenta. Por meio da metodologia Customer Success e do sistema Health Score, a Yungas analisa pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização; apontando preventivamente quais franqueados estão em risco de repasse e quais representam oportunidades de crescimento, podendo se tornar multi-franqueados.

Crescimento da Yungas em 2022

2022 foi um ano de recuperação no mercado de franquias: após a pandemia, o setor registrou um crescimento acentuado no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2021 - o faturamento foi 18,7% maior. No ano, o aumento da receita já supera os 15%, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Impulsionada também pelo cenário positivo, a Yungas conseguiu aumentar o faturamento em 71% de novembro de 2021 a novembro de 2022. Além das redes do Grupo SMZTO, a Yungas também atende marcas como Casa do Pão de Queijo, Inviolável, Megamatte, JAH do Açaí e Farma & Farma.

Ao dobrar o número de colaboradores contratados, a Yungas também trouxe para o time um novo CTO, o engenheiro de telecomunicações Fernando Ghedin, e inaugurou um novo escritório em Florianópolis (SC). Até o final de 2023, a empresa projeta ter uma equipe formada por pelo menos 70 pessoas.

"O ano de 2022 foi bastante intenso e desafiador; principalmente o segundo semestre, quando tivemos um crescimento bem acelerado em termos de grandes marcas que aderiram à Yungas", diz Marcos Salles, COO e cofundador da empresa. "Estamos lançando uma novidade que irá elevar o grau de maturidade das franqueadoras na gestão, além de dar visibilidade às franquias do seu desempenho perante a rede; então, para 2023, as expectativas são ainda maiores."

Confira mais posts do Start