Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, aposta em mobilidade urbana econômica e sustentável

22/3/21
|
Publicado por 
Redação Start

Entre os diferenciais da ZLetric está a tecnologia 100% brasileira, e a conectividade nas estações se dá por meio de uma rede de dados sem fio

Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, aposta em mobilidade urbana econômica e sustentável
Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, aposta em mobilidade urbana econômica e sustentável

A Zletric, empresa de Porto Alegre que nasceu com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos e híbridos no Brasil, lançou, em 2019, o conceito inédito de redes de carregamento. O objetivo é estar presente no maior número de lugares possíveis e proporcionar para os usuários do transporte elétrico maior mobilidade, menor custo e liberdade para transitar.

“A experiência que geramos para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga, já que ele poderá usufruir de uma rede interligada, disponível e próxima para carregar seu carro”, explica Pedro Schaan, CEO da Zletric. Atualmente são mais de 100 estações instaladas e 300 em processo de instalação nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

A maioria das estações de recarga espalhadas pelo país estão localizadas em grandes cidades, e não conseguem dar autonomia para a frota de aproximadamente 3 mil veículos elétricos e híbridos emplacados. Até a chegada da Zletric, as estações existentes eram iniciativas pontuais de pessoas, empresas e do próprio governo, e não estavam interligadas como uma rede. Na prática, o proprietário de veículo elétrico tem que planejar e prever o seu deslocamento do próximo dia, e mapear os possíveis pontos de carregamento.

“Esse mercado ainda é pequeno, mas muito promissor. Um dos maiores desafios do nosso tempo é a mobilidade urbana”, avalia Pedro Schaan, CEO da empresa. Ele lembra que as projeções são encorajadoras, já que, se falando em carros elétricos, eles representarão 20% do total de novas vendas no Brasil em 2030, totalizando 2 milhões de carros. “Acreditamos que o carro elétrico é e será o ponto central dessa revolução na mobilidade urbana, mas não podemos deixar de citar outros veículos elétricos, como motos, bicicletas, skates, patinetes e monociclos”.

A Zletric sabe que o mundo se vira para essa realidade: uma mobilidade silenciosa, limpa, prática e econômica. Por isso, busca soluções para todos os usuários da mobilidade elétrica.

“Projetamos um grande crescimento neste ano e parte se deve a Lei municipal n. 17.336/2020, que entra em vigor no dia 31 de março, na cidade de São Paulo, e que prevê a obrigatoriedade da instalação de carregadores de veículos elétricos e híbridos em edifícios e condomínios residenciais e comerciais do município”, pontua Schaan.

Além disso, outro nicho forte são as parcerias com imobiliárias e administradores de condomínio. A nova lei resolve o problema nos condomínios novos, onde a estrutura de recarga terá que ser entregue pela construtora. Nos antigos, segue o dilema: quem tem carro elétrico precisa carregar, mas o condomínio não quer arcar com a conta. A Zletric faz a instalação de vagas com carregadores sem custos de aquisição, um modelo de “Charge As A Service” por meio de locação dos equipamentos, e cobra o consumo de energia direto do morador beneficiado. “Já criamos cerca de 100 vagas verdes em condomínios de Porto Alegre e São Paulo”, conta Schaan.

Entre os diferenciais da ZLetric está a tecnologia 100% brasileira, a conectividade nas estações se dá por meio de uma rede de dados sem fio, como a usada no conceito de internet das coisas, chamada de Zletric Link. Esta tecnologia é inédita no sistema de recarga de carros elétricos e permite o gerenciamento remoto, a identificação de clientes e consumos, a criação de relatórios, além da conciliação da energia consumida.

Confira mais posts do Start