Compartilhamento de veículos é foco de startup gaúcha

6/7/20
|
Publicado por 
Redação Start

Uppar Car Sharing aposta na locação de automóveis de forma ágil e como possibilidade de renda extra

Compartilhamento de veículos é foco de startup gaúcha
Compartilhamento de veículos é foco de startup gaúcha

A cultura do compartilhamento de veículos é o foco da startup Uppar Car Sharing, de Passo Fundo. A Uppar atua como uma plataforma marketplace na modalidade de carsharing, com locação de veículos de pessoas para pessoas (P2P) e de revendas de veículos para pessoas (B2B2C).

Observando a expansão desta nova cultura no Brasil, Douglas Dal Castel fundou a startup. Ele conta que a ideia da empresa surgiu após morar um período na França, onde conheceu o conceito de carsharing. “Lembro que tive a necessidade de locar um veículo no feriado e não tinha nenhum aplicativo para utilizar, então percebi que essa ideia poderia dar certo e que ajudaria diversas pessoas”, conta o CEO.

A startup gaúcha nasceu em 2019 e, atualmente, o aplicativo ainda não está em funcionamento. A equipe está realizando pesquisas com pessoas que utilizam outros aplicativos de transporte. Em breve, a Uppar Car Sharing contará também com um sistema de frotas para que os usuários possam administrar melhor seus veículos.

A Uppar oferece uma possibilidade de gerar renda extra para pessoas que tenham seus veículos parados ou pouco utilizados, disponibilizando um ou mais dias da semana para locação, e também para as pessoas que desejam alugar um carro de forma rápida e dinâmica.

Os interessados precisam se inscrever na plataforma e cadastrar seus dados. A partir disso, será feita uma análise pela nossa equipe e, após isso, poderá ser aprovado. O aplicativo também oferece um seguro para os veículos durante a locação, dando mais segurança para os usuários da plataforma. “Nossa monetização é realizada de duas formas. A primeira pelas taxas nas locações, e a segunda na mensalidade para quem deseja utilizar uma ferramenta de gestão de frotas”, explica Douglas.

Modelo para o futuro

O setor de locação de veículo faturou 15,2 bilhões em 2019, conforme dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Esses dados apresentam um cenário promissor para a cultura de compartilhamento de carros. “Acreditamos que hoje em dia não precisamos mais fazer financiamento de veículo, e que a mentalidade dessa nova geração está entendendo isso, portanto enxergamos um futuro promissor para Uppar”, aponta Douglas.

A startup busca atuar de forma menos burocrática do que locadoras tradicionais, oferecendo uma nova experiência para pessoas que necessitam de um veículo no seu cotidiano, e para pessoas que queiram empreender e gerar uma renda extra no final do mês. Neste momento de pandemia, a startup diz ter percebido o interesse das pessoas em utilizar um meio alternativo de transporte de forma mais independente, rápida e com segurança.

“Vemos que a Uppar pode ajudar essas pessoas com a criação de alternativas para gerar uma nova renda, atendendo usuários que precisam de um veículo para se locomover, sendo para seu trabalho ou para realizar um passeio e assim evitando aglomerações”, frisa Douglas.

Confira mais posts do Start