Ele mudou de vida participando de um evento de tecnologia e inovação

30/7/20
|
Publicado por 
Redação

Rafael Luvison viu na Gramado Summit a oportunidade para se inserir no empreendedorismo e realizar o sonho de ser astronauta

Ele mudou de vida participando de um evento de tecnologia e inovação
Ele mudou de vida participando de um evento de tecnologia e inovação

Apesar de ter nascido com o objetivo de impulsionar sonhos de jovens empreendedores, colocando seus projetos em contato direto com o mercado e investidores, a Gramado Summit viu seu propósito expandir-se exponencialmente desde 2017. São muitas as histórias de pessoas que cresceram com o evento. Dos mais de 8 mil rostos que já passaram pela feira em três edições, muitos deles tiveram suas histórias transformadas.

Por trás do título de maior brainstorming da América Latina, existem relatos que mostram a importância da inovação e da geração de oportunidades para o nosso país.

Uma deles é o do jovem Rafael Bernardi Luvison, de 19 anos. Quando criança, o amor pelas estrelas e por observar o céu fez crescer nele um sonho distante e atípico para quem mora no interior do Rio Grande do Sul: ser astronauta e ver a Terra de fora.

Na infância de Rafael, o sonho de ser um jogador de futebol reconhecido mundialmente, um artista de sucesso ou uma grande referência empreendedora sempre era oprimido pelo sonho maior de conhecer o céu de perto. Mas, no que nós conhecemos como mundo real, existem algumas consequências no querer algo assim. Uma delas é ter que conviver constantemente com a frase "legal, mas o que você vai fazer para ganhar dinheiro?", que sempre surge depois de confessar um sonho desta magnitude.

O encontro de ideais

A história de Rafael com a Gramado Summit começa ainda em 2018, quando o CEO do evento, Marcus Rossi, foi a Caxias do Sul participar do Papo Cabeça - um evento focado em debate de ideias e iniciativas empreendedoras. No meio da explanação, ele perguntou à plateia se alguém tinha um sonho com rótulo de impossível. Nesta hora, um amigo de Rafael ergueu o braço dele. Sem medo, ele contou: quero ser astronauta.

Dois reflexos eram possíveis neste momento: ou atestar que aquele jovem era louco e o sonho impossível da infância tinha ido longe demais, quase até a idade adulta; ou incentivar algo que parecia inalcançável, porque a Gramado Summit também havia sofrido o mesmo tipo de apontamento antes de acontecer pela primeira vez. A opção escolhida foi a segunda.

Marcus não só incentivou Rafael, como deixou o convite para marcar presença na Gramado Summit 2018 como visitante - para expandir as ideias.

A primeira participação

Em 2018, Rafael resolveu levar seu sonho junto consigo para a Gramado Summit, em busca de esperança. O evento não tinha exatamente o mesmo foco do jovem: o papo era empreendedorismo, a feira era para concretização de negócios, a pauta central era inovação. Mas foi nesse ambiente que ele aprendeu a importância de acompanhar o desenvolvimento do mundo na hora de colocar sonhos em prática.

Um evento com uma essência muito ousada e visto como pouco provável, mas que com uma equipe maravilhosa faz tudo dar certo. Isso me mostrou que, não importa o quão impossível algo possa ser, tu pode fazer acontecer, conta sobre a edição.

Pouco depois do evento, Rafael mudou-se para Porto Alegre e começou a estudar Astrofísica na UFRGS. A chama que o evento havia ajudado a crescer dentro dele estava dando os seus primeiros frutos.

whatsapp image 2019 10 15 at 11 34 19

A abertura de horizontes

Nas vésperas da abertura da Gramado Summit 2019, no ano seguinte, a organização do evento foi surpreendida por um e-mail de agradecimento. Rafael escrevia para contar os resultados que o cruzamento da história dele com o evento tinha gerado na sua vida. Faltavam poucas horas para as portas da terceira edição se abrirem novamente, o que serviu como uma injeção de ânimo nos ajustes finais para que o evento causasse o impacto necessário.

Novamente, Rafael voltava com sua mãe e a cabeça ainda mais abarrotada de ideias. O sonho de enxergar a Terra de fora, como astronauta, permanecia intacto - como está até hoje está. Mas, algumas mudanças importantes e significativas aconteceram na sua vida, dando novas páginas a essa luta.

O contato com a Gramado Summit abriu os olhos do jovem caxiense para o empreendedorismo. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele acabou trocando a Astrofísica pela Engenharia Física e passou a se engajar num projeto de empreendedorismo.

"A participação na segunda edição foi o ponto de mudança. Foi a hora em que eu tive que dar espaço para aquela paixão que nasceu no ano anterior. Eu sabia que eu precisava participar do universo empreendedor, porque era minha cara. Então procurei o meio termo, mudando astrofísica para engenharia física", conta.

O primeiro ato empreendedor

A união da paixão da infância com a descoberta do desejo de empreender, fez com que Rafael encontrasse ainda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o amigo Vítor Vargas, aluno de Engenharia da Computação e criador do Contrate um Aluno da UFRGS. Desta parceria, acabou assumindo a área de conteúdo do projeto.

O desenvolvimento da ideia é fruto do burocrático e complicado processo de contratação que as empresas precisam enfrentar para contratar um aluno da universidade gaúcha como estagiário. Normalmente, o processo passava pelo contato com os diretórios acadêmicos, que identificavam possíveis profissionais a partir do disparo de e-mails. Com a plataforma, vagas e alunos se unem em um banco de informações. Assim, as empresas podem abrir suas vagas no site do Contrate um Aluno da UFRGS ou iniciar diretamente contato com o profissional desejado.

O projeto é tão relevante para o nicho em que está inserido, que virou pauta em grandes jornais do Sul do Brasil.

O futuro

Dando os primeiros passos no empreendedorismo ao lado de Vargas, o astronauta da Gramado Summit permanece nos estudos para um dia concretizar o sonho de ver a Terra de fora. Para isso, o foco é direcionado para a universidade e o acompanhamento do mercado de turismo espacial - que ganhou destaque com iniciativas de empreendedores como Elon Musk. A formatura está prevista para 2025.

No empreendedorismo, o objetivo é estudar o máximo possível de mercados para desburocratizar segmentos que ainda sofrem com processos lentos e complexos. Suas paixões são os mercados financeiro e de dados.

48495550631 0f2135e860 k 1

Uma entre dezenas de histórias

Esta é apenas uma das histórias que marcam a Gramado Summit ao longo dos anos. Rafael conheceu o evento durante um período de transição na vida, deixando o ensino médio para buscar espaço no mercado profissional. Outros, mudaram carreiras com décadas de experiência em mercados tradicionais, com o objetivo de abraçar a paixão por empreender e inovar.

Ao longo dos últimos anos, mais de 8 mil profissionais tiveram suas vidas impactadas pelo evento. Em 2021, esse número deve subir para 16 mil pessoas, se somarmos ao número anterior os participantes da edição marcada para o mês de março.

Se você quer se recolocar no mercado, investir em uma ideia ou buscar uma nova brecha de mercado para inovar, participe do evento no botão abaixo:

PARTICIPE DO EVENTO

Confira mais posts do Start