Ele recebeu o primeiro investimento anjo durante a Gramado Summit

20/8/20
|
Publicado por 
Redação

Na primeira Batalha de Startups do evento, o gramadense Gregório Nardini foi premiado com R$ 100 mil

Ele recebeu o primeiro investimento anjo durante a Gramado Summit
Ele recebeu o primeiro investimento anjo durante a Gramado Summit

Você certamente já conheceu alguém que tem uma ideia brilhante e disruptiva, mas que não sabe por onde começar para colocá-la em prática. Com a popularização do universo das startups, isso se tornou muito comum. Afinal, muitos querem ser o novo Uber ou o novo iFood. No entanto, é preciso trilhar muitos passos pra chegar até lá.

Os principais passos para tirar um projeto do papel envolvem validar a ideia, conversar com potenciais clientes, testar a viabilidade do modelo de negócio e, claro, realizar um bom networking para ampliar as conexões. A Gramado Summit é o ambiente ideal para isso, porque une empresas consolidadas com anos de experiências, ao mesmo tempo em que traz empreendedores curiosos de todo Brasil para conhecerem novas ideias e investir em projetos inovadores.

Sabendo disso, o jovem gramadense Gregório Nardini, de 26 anos, apostou no evento para apresentar seu projeto ao mercado. Na primeira edição da Gramado Summit, em 2017, o empreendedor levou sua startup para conhecer investidores, bem como para testar seu pitch e encontrar possibilidades de aplicação viáveis para o seu modelo de negócio.

A primeira startup e o primeiro investimento

A primeira startup de Gregório, chamada Jober, foi uma das primeiras inscritas na Gramado Summit 2017. O empreendedor já conhecia o CEO do evento, Marcus Rossi, e conta que ficou muito empolgado com a possibilidade de participar de uma conferência voltada para o ramo de tecnologia e inovação na Serra Gaúcha.

Apaixonado por empreendedorismo desde cedo, Gregório está em formação na área da tecnologia. Naturalmente, uniu as duas paixões e criou uma empresa focada neste ecossistema: a Jober.

Na primeira edição do evento, a Gramado Summit deu início a um concurso que seguiu também nas edições seguintes: a Batalha de Startups. A ideia é que os projetos apresentassem seus pitches para um corpo de jurados e, com isso, a melhor apresentação era aportada com um investimento anjo.

Gregório defendeu o pitch da Jober e, para sua surpresa, venceu a competição. “Estávamos sem grandes expectativas, porém, pelo nosso projeto ter uma tecnologia muito interessante e termos apresentado o conceito muito bem, vencemos a batalha”, relembra.

27076445229 bc64065648 o

O investimento inicial de R$ 100 mil foi o primeiro empurrão para Gregório e seus sócios - Jonathan Szablevski e Tharso Ferreira - a pivotarem o negócio. Na época, utilizaram o recurso para o desenvolvimento de tecnologia para extração de dados da web.

“Foi muito importante para que pudéssemos nos dedicar completamente ao projeto. Além disso, a experiência nos inseriu de fato no ecossistema de startups, nos fez conhecer como os investimentos funcionam, e quais desafios se impõem em cada etapa do processo. Foi uma experiência muito importante para o momento que vivemos hoje”, relata Gregório.

Carreira transformada

O sucesso na primeira edição inspirou o empreendedor a retornar em todas as edições seguintes. Gregório conta que, a partir da Gramado Summit, se inseriu completamente no ambiente de startups, o que mudou sua maneira de estruturar negócios, pensar em ideias e testar projetos.

“Transformou a forma como eu encaro minha vida profissional, sendo que a participação e vitória na primeira Batalha de Startups representou uma mudança muito grande na minha jornada como empreendedor”, conta.

37965864285 407d04f56e o

A mudança vai além do âmbito profissional. O networking e as conexões se ampliam também para a vida pessoal. Conforme Gregório, o evento mudou sua capacidade de entender o ambiente de startups, os investimentos e as habilidades que ele precisaria desenvolver no futuro. “Além de todas as conexões e amizades construídas que transbordaram da vida profissional para pessoal”, salienta.

Novos caminhos

Apesar de terem desenvolvido uma tecnologia muito robusta na Jober, Gregório conta que não conseguiram criar um modelo de negócio sustentável. Desta forma, o projeto foi descontinuado. Apesar disso, ele e Jonathan Szablevski aproveitaram as experiências que acumularam com a primeira startup e fundaram mais uma empresa, com o mesmo objetivo: o de centralizar todas as vagas de emprego do mundo em um só lugar. O projeto já está no ar e se chama Seekfy.

27077411059 38a440e498 o

Fora isso, a dupla de empreendedores também encontrou oportunidade para criar outro negócio: a Planne. Trata-se de uma plataforma que oferece uma solução completa e whitelabel para negócios de serviços e de turismo venderem de forma online.

E, mesmo com a mudança de planos nos negócios, Gregório não deixou de lado algumas das principais lições que aprendeu na Gramado Summit: o networking, a troca de experiências e, claro, a participação em eventos. O empreendedor inclusive dá a dica para os projetos que estão começando: aposte em eventos que transformam você e sua carreira.

“Sem dúvidas a Gramado Summit é um evento único. O foco que ele dá para as novas startups que ainda estão em estágio inicial é incrível, isso faz o evento se diferenciar. A energia das pessoas e da cidade ajudam a criar uma atmosfera de imersão e conexões sem comparação. É impossível participar da Gramado Summit e não sair transformado”, salienta.

Muitos outros investimentos

Assim como Gregório recebeu seu primeiro investimento durante a Gramado Summit, muitas outras startups também tiveram seus negócios pivotados, seja com outros investimentos, com validação de pitch, com aquisição de primeiros clientes ou com conexões.

Além da Batalha de Startups, que acontece tradicionalmente em todas as edições do evento, há também outros concursos voltados especialmente para startups. No último ano, por exemplo, a Gramado Summit teve a realização da competição Green Is The New Glam, que selecionou a melhor startup com foco em sustentabilidade, cuja premiação era uma imersão para o Principado de Mônaco.

Para a próxima edição, outro concurso já está confirmado. Uma etapa classificatório para o Elevator Pitch, realizado em parceria com a Câmara do Comércio Brasil-Canadá, será realizada na Gramado Summit 2021. O selecionado no evento estará na final da competição, em São Paulo. O prêmio será uma imersão no ecossistema de inovação canadense.

Se você quer ter acesso a todas essas oportunidades e a outros milhares de contatos, participe da Gramado Summit, o evento que mais promove networking e gera negócios no Brasil.

Participar

Confira mais posts do Start