Erros que profissionais cometem ao empreenderem com aplicativos

18/1/22
|
Publicado por 
Redação Start

CTO da 7waves, Danilo Pereira, listou cinco erros que profissionais cometem ao empreenderem com aplicativos

Erros que profissionais cometem ao empreenderem com aplicativos
Erros que profissionais cometem ao empreenderem com aplicativos

No universo empreendedor, criar um aplicativo é um caminho escolhido por variados profissionais, já que a ferramenta possui grande aderência pela sociedade. Porém, diversos detalhes precisam ser levados em consideração durante a criação e o desenvolvimento de um app, e nem sempre empreendedores estão preparados para atuar nesta área, o que os leva ao fracasso.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada em junho do ano passado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. Além disso, segundo outro estudo de 2021 do Sebrae realizado em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), apenas 28% das empreendedoras de pequenos negócios conseguiram no último ano pagar os gastos do dia a dia com recursos da própria empresa e 80% apresentaram queda no faturamento. Já entre os homens, as porcentagens ficam entre 37% e 78%, respectivamente.

Assim, os números mostram que empreender é algo desafiador e que cometer erros no meio do percurso pode significar o fim de um negócio. Levando em consideração este cenário e o fato dos apps estarem no radar de diversos empreendedores, Danilo Pereira, CTO da 7waves, startup que possui uma tecnologia desenvolvida para o apoio ao planejamento pessoal, listou cinco erros que profissionais cometem ao empreenderem com aplicativos e o que devem fazer para atingirem o sucesso.

1 – Não fazer um planejamento financeiro a longo prazo

Aplicativos necessitam constantemente de investimentos para que sempre atendam os desejos dos usuários. “Apps não são estáticos, ou seja, além do investimento para a criação, quem quer trabalhar neste universo precisa entender que estes produtos exigem desenvolvimentos constantes, seja para a correção de erros, atualização das funcionalidades já existentes ou para a criação de novas. Assim, quem não se planeja para isso, corre o risco de perder todo investimento já realizado”, explica Pereira.

2 – Não pensar em estratégias para reter os usuários

De acordo com o CTO da 7waves, a satisfação dos usuários é o tópico mais importante quando o assunto é aplicativo. “Diversas pessoas baixam essas ferramentas e depois de pouco tempo, acabam desinstalando, e é por isso que reter os usuários é essencial. Para isso, é preciso elaborar estratégias, analisar feedbacks das pessoas e fazer atualizações de forma constante, sempre acompanhando os movimentos do mercado. Assim, é comum ver abordagens de gameficação e user experience (UX) serem aplicadas em aplicativos”, diz.

3 – Não entender as lojas de aplicativos

Entender todo o ecossistema por trás dos aplicativos é essencial para aqueles que desejam empreender com a ferramenta. “Diferentemente de outras aplicações digitais, os apps para smartphones são armazenados nas lojas de aplicativos como Play Store e App Store, e cada uma possui políticas específicas e às vezes até conflitantes entre si, de como a ferramenta deve ser feita. Isto inclui desde a interface visual, as integrações que pode ou não existir, entre outros”, afirma Pereira

4 – Não ter uma equipe tecnicamente eficaz

Segundo o CTO da 7waves, o processo de criação e desenvolvimento de um ótimo aplicativo exige uma equipe multidisciplinar. “A 7waves é um dos apps de maior nota nas lojas e sabemos que cada pequena parte do aplicativo é projetada para ter uma maior performance. Uma equipe de user experience (UX) desenha as interações que o usuário pode ter com base na estratégia de produtos vigente, o grupo de desenvolvedores mobile constrói a ferramenta em si e uma outra equipe de tecnologia é responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura que suporta o aplicativo: computação em nuvem, banco de dados, inteligência artificial. Por fim, especialistas em analytics entendem os dados gerados e compartilham insights com as áreas de estratégia, marketing e vendas. Com isso novas estratégias de produto são geradas e o ciclo é retroalimentado. É um trabalho muito técnico e coordenado ”, relata.

5 – Demorar para tomar decisões

A sociedade atual está cada dia mais veloz e tecnológica, o que exige tomadas de decisões rápidas e assertivas para não ficar para trás, além de um certo nível de inovação. “Ter atenção a todos os movimentos do mercado e como um aplicativo pode ser rentável neste cenário é essencial, e os empreendedores que não estão receptivos às novidades, mergulhados nas tendências e de olho em seus usuários não vão longe. Demorar para tomar decisões pode significar o fim”, finaliza Pereira.

Assim, apesar de trazer inúmeras oportunidades, empreender com apps é desafiador. Entender que há questões que precisam ser analisadas e colocadas na balança antes de embarcar neste universo, é o primeiro passo para ter sucesso nesta jornada.

Confira mais posts do Start