10 tendências que estão mudando o cenário para startups

24/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Entre as principais tendências futuras para startups estão inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

São Paulo, maio de 2023 - Após o último ano um tanto quanto difícil para as startups, com layoffs e baixas rodadas de investimento, o ano de 2023 exige cautela e assertividade nos negócios. Dessa forma, é importante estar atento a essas novas direções para se preparar para as oportunidades que surgirão. “As tendências de startups para este ano estão se concentrando em soluções inovadoras para problemas cotidianos e em setores emergentes. Em particular, as startups estão se voltando para a criação de soluções que combinam tecnologia avançada com uma abordagem de design centrada no usuário para resolver desafios em vários setores, incluindo saúde, energia, transporte e agricultura”, comenta André Wetter,  C5o-fundador e CBO da a55, fintech que viabiliza Smart Capital para empresas da nova economia.

As startups que conseguem se destacar nesse cenário são aquelas que têm propósitos claros, equipes dedicadas, modelos de negócios sólidos e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças. André ainda ressalta:

“Com a tecnologia evoluindo rapidamente, é provável que surjam novas tendências e soluções inovadoras ao longo do ano. Independentemente da tendência, o que é certo é que as startups continuarão a desempenhar um papel vital na resolução de problemas e na criação de oportunidades em todo o mundo”.

O executivo listou dez tendências para as startups:

  1. Soluções de saúde personalizadas

Segundo dados da Liga Ventures, aceleradora brasileira totalmente dedicada a conectar startups e grandes empresas, com o apoio estratégico da PwC Brasil, só no Brasil, de 2019 a 2022, o número de startups de saúde cresceu 16,1%. Isso mostra que a saúde e o bem-estar estão se tornando uma prioridade crescente para as pessoas e as startups estão respondendo com soluções personalizadas para monitorar e melhorar a saúde. Isso inclui aplicativos de rastreamento de saúde, dispositivos wearables (dispositivos eletrônicos que os usuários podem vestir a fim de coletar informações sobre a saúde) e análise de dados para fornecer informações precisas sobre hábitos.

  1. Inteligência artificial e automação

Uma pesquisa global recente da IBM, empresa de tecnologia da informação, revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia. A automação dos meios está mudando a forma como vivemos e trabalhamos e as startups estão aproveitando essa tendência para oferecer soluções que tornam a rotina mais fácil e eficiente, como assistentes virtuais, robôs de cozinha e sistemas de automação residencial.

  1. Energia renovável

O mundo está buscando fontes de energia mais limpas e sustentáveis, e as startups estão surgindo para fornecer soluções inovadoras de energia renovável. Isso inclui painéis solares, turbinas eólicas, baterias de armazenamento de energia, entre outras

  1. Realidade aumentada e virtual

A realidade aumentada e virtual estão mudando a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Estudo da Consumer Augmented Reality conduzido pela  Deloitte Digital e a Snap realizado com 15 mil consumidores, observou que as empresas com experiências de RA de marca têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores. Por isso, muitas startups estão criando aplicativos e jogos imersivos, bem como soluções de treinamento e educação baseadas em RA/RV.

  1. Tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain está mudando a forma como lidamos com dados e transações financeiras. As startups estão explorando essa tecnologia para criar soluções de segurança, privacidade e transparência.

  1. Alimentos sustentáveis e alternativos

Diante das diversas pesquisas sobre o risco dos alimentos ultraprocessados e mudados geneticamente, o mundo está buscando alternativas mais sustentáveis para a produção de alimentos, como proteínas de cultivo de células, alimentos orgânicos e alimentos veganos. As startups estão criando soluções inovadoras para atender a essa demanda crescente.

  1. Segurança cibernética

De acordo com a Check Point Software, empresa que atua em diversos países na área de segurança para internet, em 2022, o volume global de ciberataques teve alta de 38%. Com o aumento da dependência da tecnologia, a segurança cibernética se tornou uma preocupação crescente. Dessa forma muitas startups estão desenvolvendo soluções de segurança avançadas para proteger dados pessoais e corporativos, incluindo criptografia, autenticação de dois fatores e soluções de detecção de ameaças.

  1. Mobilidade urbana

Com o crescimento das cidades, a mobilidade urbana se tornou um desafio cada vez maior e também uma tendência. As startups estão procurando soluções inovadoras para tornar a mobilidade mais eficiente e acessível, incluindo transporte compartilhado, bicicletas elétricas e sistemas de gerenciamento de tráfego.

  1. Educação on-line

Com a pandemia, a educação on-line está se tornando cada vez mais popular. Muitas pessoas descobriram este mundo novo, que oferece flexibilidade e acessibilidade a estudantes em todo o mundo e com certeza é uma nova tendência para os próximos anos.

  1. Cidades Inteligentes

As cidades inteligentes estão se tornando cada vez mais comuns. Essa nova tendência é comprometida com o desenvolvimento urbano e tecnológico sustentável, que utiliza tecnologia para solucionar e inovar a sociedade e isso inclui sistemas de gerenciamento de tráfego, iluminação inteligente e sistemas de gestão de resíduos.

Sobre a a55

A a55 é uma fintech que viabiliza Smart Capital para empresas da nova economia, utilizando uma plataforma que conecta contas bancárias, dados de faturamento, meios de pagamento e inteligência de dados da internet. Para financiar esse capital, a a55 conta com operações TradFi (finanças tradicionais), como emissões de debêntures, e DeFi (finanças descentralizadas), por meio da blockchain Solana. Atualmente, a startup possui mais de 20 mil empresas cadastradas na plataforma, e já financiou desde o início da operação mais de $500 milhões para negócios na América Latina. A fintech conta com escritórios em São Paulo, Florianópolis, Manaus e na Cidade do México.

Confira mais posts do Start