Black Friday: 5 dicas para preparar seu sistema de pagamento da melhor maneira

15/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

Transfeera, empresa de gestão de pagamentos, apresenta dicas para o sucesso do checkout de compra e venda na Black Friday

A Black Friday, um dos eventos mais importantes para o e-commerce brasileiro, está chegando e com isso é imprescindível que as empresas preparem seus sistemas de pagamentos para processamentos mais rápidos, eficientes e seguros. Segundo a pesquisa “Black Friday 2022” da plataforma MindMiners, 62% dos consumidores planejam realizar compras durante o período promocional, por isso, a devida preparação das plataformas financeiras pode ser a chave para o sucesso das vendas.

Para ajudar as empresas a terem um sistema de checkout de excelência, a Transfeera, fintech de gestão de processamento de pagamentos, cobranças e validação de dados, listou os 5 principais preparos e preocupações com o checkout de compras para a Black Friday 2022. Confira as dicas do Fernando Nunes, cofundador da Transfeera:

  1. Reduza as etapas do checkout

Nos últimos meses uma das principais novidades do setor financeiro foram as APIs de Iniciação de Pagamentos. Essa evolução, que facilita as transações, principalmente na modalidade PIX, promete uma velocidade nos pagamentos por aplicativo de e-commerce, otimizando e tornando mais ágil o processo de compras online.

Na prática, o Iniciador de Pagamentos funciona da seguinte forma: o consumidor inicia o pagamento diretamente na tela de checkout e é redirecionado automaticamente para o aplicativo ou internet banking que deseja utilizar para pagar. Com a API desenvolvida pela Transfeera, por exemplo, o processo de checkout de uma compra é reduzido para menos da metade: o que antes precisava de 7 etapas para finalizar uma venda, agora com apenas 3 etapas é possível já ter a operação concluída.

  1. Invista no PIX

O PIX teve sua estreia oficial em novembro de 2020 e durante a Black Friday dos dois anos anteriores ainda não tinha tido uma adaptação relativamente alta pelos lojistas. De acordo com o Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos realizado no início de 2021, a adesão ao meio de pagamento por parte dos lojistas estava em 16,9% e era o 5° meio de pagamento mais aceito pelos consumidores. Porém, de acordo com a mesma pesquisa, atualizada em agosto de 2022, o PIX já é aderido por cerca de 78% dos estabelecimentos de e-commerce brasileiros.

Atualmente são mais de 100 milhões de chaves cadastradas e as transações instantâneas cresceram mais de 60% desde novembro de 2021, por isso, as expectativas são que esse ano o PIX seja o segundo meio de pagamento mais utilizado durante a Black Friday saindo na frente do boleto bancário e ficando atrás apenas do cartão de crédito.

Uma das grandes vantagens do sistema de pagamentos instantâneo é a eliminação da reserva de estoque criada para ser liberada após a compensação de um boleto. Aderir ao PIX é, portanto, uma das melhores estratégias para os e-commerces que desejam alcançar mais vendas durante a data.

  1. Revise a jornada de compra do cliente

É de suma importância que a jornada de compra do cliente seja revisada para testar o bom funcionamento e não correr o risco de falhas durante o evento. Dessa forma é possível impedir prejuízos na experiência, na compra e na decisão do consumidor em sua empresa, e converter mais vendas. Em dias como a Black Friday, é comum acontecer a superlotação do site, por isso, sem um bom processamento que suporte uma grande carga no sistema pode acarretar problemas e impedir o sucesso da operação.

  1. Utilize uma gestão eficiente e descomplicada

Optar por plataformas que oferecem sistemas com muitas etapas e não intuitivas pode ser uma péssima decisão, pois fará com que o consumidor se canse e muito provavelmente desista da compra. Por isso, é válido pesquisar e adotar gerenciamentos facilitadores e eficientes que ofereçam aquilo que seu cliente se sinta confortável e já esteja acostumado. Quanto mais eficiente e menos complicada for a jornada de compra do cliente, mais chances da venda ser efetuada com sucesso e, consequentemente, melhorar a imagem da marca.

  1. Analise os eventos passados

Volte um pouco no tempo, relembre os pontos positivos e negativos da última Black Friday, dessa forma será possível fazer uma análise completa do que deu certo e do que gerou problemas nos anos anteriores e então poderá buscar por melhorias e soluções para uma experiência de sucesso e um bom resultado, tanto em vendas quanto em aceitação do público. Se preparar para o futuro tendo como base experiências passadas, seja da sua própria marca ou de concorrentes, é uma dica crucial para ter uma Black Friday de sucesso.

Sobre a Transfeera:

Criada em 2017, em Joinville, Santa Catarina, a Transfeera é uma plataforma completa de gestão e processamento de pagamentos, cobrança e validação de dados bancários para empresas. Agora, além das funcionalidades de recebimentos e pagamentos que a plataforma oferece, a Transfeera também tem sua própria API de Iniciador de Pagamentos voltada para o PIX que irá reduzir em mais de 50% as etapas de pagamentos online.

A fintech passou pelo Programa de Capacitação do Startup SC, do Sebrae (2017), pelo InovAtiva Brasil (2017), e já foi incubada pela Softville. Também fez parte da segunda edição do programa de aceleração da Visa, no Vale do Silício (2019), e do Scale-Up Endeavor (2020 e 2021). Atualmente com mais de 450 clientes em todo o Brasil, em 2020 recebeu aporte de R$3 milhões, liderado pelo Goodz Capital e com a participação de Bossa Nova Investimentos, Honey Island e Curitiba Angels. Também foi eleita startup revelação pelo Startup Awards, da ABStartups, principal premiação do setor no Brasil. Acesse transfeera.com e saiba mais.

Confira mais posts do Start