Conheça 6 dicas sobre a importância de investir em Cibersegurança em datas sazonais

17/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

Durante as datas sazonais e, principalmente, na Black Friday, nos deparamos com uma enxurrada de informações quando o assunto é definir em qual site realizar uma determinada compra. Devido a baixa nos preços da maioria dos produtos, a Black Friday assume a identidade de uma das épocas com maior demanda e um dos maiores fluxos de compra e venda no ano. Mas como definir o melhor local e se manter conectado aos sites e marketplaces pela internet com segurança e livre de fraudes que eventualmente surgem nessas épocas comerciais?

A resposta chega quando nos atentamos aos passos da segurança digital. Dados levantados pela BCG - Boston Consulting Group - apontam que os gastos com segurança da informação podem chegar a US$ 168 bilhões até o final deste ano. Já uma pesquisa feita pela consultoria PwC relata que 83% das empresas brasileiras pretendem investir em cibersegurança no próximo ano. Para nos prevenirmos desse problema muito recorrente, listamos algumas dicas importantes na hora de efetuar qualquer procedimento de compra online.

Atente-se ao Wi-Fi e aos softwares
De acordo com Josiel Nantes dos Santos Jr., coordenador de T.I e especialista em cibersegurança do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, hoje temos dois perfis, o do mundo real e o do mundo virtual, e nestes, deve-se ter o mesmo senso de preocupação com a segurança. “No mundo real é muito arriscado expor-se, pois há riscos sobre a sua integridade, do mesmo modo no ambiente virtual, e sendo assim, para a sua segurança e das suas informações, recomenda-se que se use senhas fortes e complexas (letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais), não acesse sites suspeitos e não clique em links desconhecidos. Suas redes sociais devem ser acessadas a partir de uma rede segura, evite hotspots públicos com Wi-Fi grátis e computadores com internet de livre acesso. Também não instale aplicativos e softwares de fontes desconhecidas ou com baixa reputação. Evite a todo custo softwares piratas, eles são carregados de componentes que podem roubar informações pessoais suas trazendo transtornos dificilmente reparados. Toda atenção é importante no ciberespaço”.

Cuidado ao inserir seus dados em dispositivos que não estão com o antivírus em dia
Apesar de parecer apenas um detalhe inofensivo, o antivírus tem um papel essencial na proteção do seu dispositivo contra softwares mal-intencionados. “É importante que os consumidores tomem cuidado ao inserir suas informações em máquinas de uso coletivo ou que não possuam detalhes relacionados à segurança dela. Em uma época em que costuma ocorrer um aumento expressivo em casos de roubos dados, todo cuidado é pouco”, comenta Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa especializada em mineração de dados.

Desconfie sempre e não cliquem em links desconhecidos
Os golpes aplicados durante as datas sazonais estão cada vez mais sofisticados, por isso é extremamente importante a conferência de todas as informações. Cuidado com links que chegam de desconhecidos por meio de redes sociais, Whatsapp, e-mail ou SMS pedindo cadastro ou oferecendo brindes e descontos. Desconfie das promoções que parecem boas demais para ser verdade. “Além disso, outra dica muito importante é sempre checar a reputação das lojas onlines, em sites como o ReclameAQUI ou Consumidor.gov.br, antes de fechar a compra. Por meio deles, é possível verificar a opinião de outros clientes e o nível de satisfação da loja”, destaca Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track

Outro ponto importante é o monitoramento de promoções falsas, a partir de sites como JáCotei, Promobit, Buscapé e Confie Aqui, que pertence ao Reclame Aqui. Segundo Jefferson Araújo, CEO da Showcase, estas plataformas podem ser utilizadas com o intuito de avaliar e comparar os preços e as promoções ofertadas durante a Black Friday. “Uma dica interessante também é com relação ao uso das plataformas digitais, afinal, o phishing, uma das fraudes mais recorrentes do e-commerce, consiste basicamente em links que levam a uma página falsa na internet, comumente muito parecida com a de uma loja conhecida ou até mesmo um banco e, com isso, criminosos roubam senhas e dados pessoais dos consumidores para realização de compras e transferências eletrônicas”, complementa.

Mantenha área de TI preparada
O setor de TI precisa trabalhar constantemente para que as operações funcionem de forma correta. “Antes da Black Friday, as empresas precisam checar com a área de TI se todo sistema por trás das vendas está organizado para a alta demanda, bem como, se está preparada caso ocorra ataques de hackers. É essencial que companhias estejam com a solução em nuvem em perfeito estado, à postos para não permitir a perda de dados”, conta Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem, empresa que cria soluções por meio de tecnologias que envolvem data center, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial.

Blockchain e pagamento
Dentre as diversas tecnologias atuais, a blockchain vem ganhando relevância e se fortalecendo em muitos segmentos. Sabemos que quando se trata de informações financeiras, muito mais em datas como essa, os dados precisam ser altamente protegidos e invioláveis, e a tecnologia blockchain oferece inúmeros recursos de segurança. “Com esse tipo de sistema, os estabelecimentos podem receber pagamentos e efetuar pagamentos sem maiores preocupações, para isso, o investimento na cibersegurança é indispensável.” afirma, Pedro Santiago, CEO da Idez, primeira fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

Confira mais posts do Start