Educação digital: como ela pode contribuir com o desenvolvimento das pessoas em diversas áreas de atuação?
Especialistas e atuantes do setor falam sobre o futuro da educação online

O setor educacional vem se moldando à medida que a transformação digital acontece, mudando a forma de consumir conteúdos e buscar formações e capacitações. Essa realidade tem se tornado cada vez mais frequente e abrindo espaço para que mentores e professores possam expandir e acelerar os seus negócios.
Como exemplo disso, podemos citar a Hotmart, plataforma que oferece um ecossistema completo de soluções permitindo que criadores de conteúdo e profissionais das mais diversas áreas possam criar, hospedar, vender e acelerar seus negócios digitais, por meio dos seus conhecimentos.
Alexandre Abramo, diretor global de desenvolvimento de negócios na Hotmart, afirma que isso é possível com a oferta de produtos digitais que vão desde cursos online até aulas ao vivo, e-books, podcasts, planos de assinaturas, entre outros formatos. Ele ressalta que o mercado de negócios digitais para esse público é uma ótima forma para empreender online, pois oferece altas chances de escalagem com investimento menor, quando comparado com outras modalidades de empreendedorismo.
Segundo Alexandre, não é necessário uma grande estrutura física e nem muitos funcionários para compartilhar seus conhecimentos para uma quantidade infinita de alunos. Muitos começam sozinhos, em casa, com um celular e computador. E, ao ganhar tração, aí sim começam a investir em equipe, equipamentos e melhorias. Do ponto de vista do consumidor final, ele compartilha que esse mercado amplia o acesso à educação, fazendo com que ele desenvolva novas habilidades pessoais ou profissionais ao acessar especialistas de renome em seus campos de conhecimento, sem barreiras geográficas.

“Ao entrar na Hotmart, o usuário, seja ele criador de conteúdo, afiliado ou comprador, aceita os Termos de Uso da plataforma, que contém todas as práticas não permitidas. Caso algum conteúdo não esteja de acordo ou não tenha a qualidade esperada por um consumidor, contamos com ferramentas como canal de denúncia, sistema de avaliação e o reembolso, que varia de 7 a 30 dias, de acordo com o que foi escolhido pelo produtor do conteúdo em questão”, explica.
Além disso, Alexandre afirma que a Hotmart oferece suporte aos criadores de cursos durante todo o processo, o que inclui materiais educacionais como webinários, cursos gratuitos, e-books e outros conteúdos que são disponibilizados para ajudar com boas práticas de mercado. Ele ressalta que todo conteúdo hospedado na plataforma da Hotmart é de autoria do criador de conteúdo e que a Hotmart não detém o conteúdo. "Funcionamos como um facilitador para que o produto digital, seja o formato que for, possa chegar a mais clientes. Prova disso é que já temos vendas registradas em mais de 188 países", completa.
Luísa Crippa, astróloga, marketeira e infoprodutora de conteúdos na plataforma da Hotmart, aponta que as plataformas impulsionam as pessoas a se desenvolverem nos demais campos, temas e nichos de mercados, não só com cursos profissionalizantes. E o desenvolvimento pessoal, evolução e crescimento gera prosperidade e riqueza. Segundo ela, nunca foi tão fácil, possível e acessível estudar da sua casa qualquer tema que o usuário deseja. Ela ressalta que, com a facilidade de tempo e pagamento, o produto online consegue também baratear seu preço por alcançar mais pessoas e se tornar também mais acessível em sua produção.

“São muitas facilidades e praticidade invisíveis que se tornam uma oportunidade valiosa. E não só no lado do estudante, mas as facilidades das plataformas também impulsionam os profissionais a gerarem resultados, ensinarem por meio de infoprodutos e ter uma margem para crescimento e gerar riqueza muito mais simples do que ao produzir produtos físicos com processos mais complexos e caros. Tenho mais de um curso na Hotmart. Fora cursos menores, todo ano no final do ano, adiciono as Previsões do Ano, que são produzidas via vídeos e adicionadas na plataforma, este é um produto sazonal que gera muita venda e procura”, comenta a assessoria.
Além das previsões, Luísa compartilha que o seu principal curso é A Chave Mestra da Prosperidade, um treinamento com método próprio, focado em prosperidade feminina. Ao longo do curso, o usuário consegue encontrar técnicas de limpeza de crenças limitantes, libertação, essência profissional, destrava prosperidade e vários caminhos para que a mulher encontre sua verdadeira jornada e talento profissional e pessoal.
“Hoje conseguimos buscar esclarecimento de qualquer assunto e nicho, e aprender não só com conteúdo pago mas também gratuito. Acho que os conteúdos digitais podem impactar de forma positiva para igualdade social, oportunidade, crescimento e desenvolvimento humano e gerar riquezas. A Hotmart realmente é uma das plataformas mais seguras e completas hoje no Brasil. A plataforma não auxilia na divulgação. Você é responsável 100% pela venda do seu produto”, relata Luísa.
Enquanto isso, o Bradesco, instituição financeira que possui uma plataforma de cursos completa para diversos públicos, acredita que as plataformas têm um potencial gigantesco ao promover conteúdos que impulsionam a aprendizagem profissionalizante. A instituição possui uma plataforma exclusiva disponível para os mais de 90 mil funcionários, com conteúdos sobre soft skills, hard skills, ética, estratégia de negócios, entre outros. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, as plataformas impulsionam as pessoas e suas carreiras justamente por trazerem fácil acesso a conteúdos diversificados e, por meio de uma tecnologia Machine Learning e Assessment, é possível personalizar conteúdo de acordo com as aspirações do usuário.
“As plataformas são democráticas e podem ser ubíquas (estar ou poder estar em toda parte, ao mesmo tempo). Desta forma, o estudo é focado e aderente às possibilidades profissionais. A aprendizagem é um dos pilares da organização Bradesco. A Unibrad - Universidade Corporativa Bradesco - utiliza a plataforma como uma grande biblioteca de conteúdos. O profissional se inscreve em turmas ao vivo, acessa vídeos, Trilhas, Grupos de Estudos e Comunidades de Aprendizagem, escolhendo o assunto de seu interesse e recebendo indicações do Machine Learning. São mais de 4 mil cursos entre síncronos e assíncronos”, comenta a assessoria.
Além disso, é possível criar e administrar o próprio Plano de Aprendizagem, consultando histórico, salvando conteúdo para consumir posteriormente, seguindo trilhas específicas, entre outras opções. O Bradesco disponibiliza ainda uma ferramenta com resumos de livros de negócios e uma plataforma de idiomas para 100% do quadro estudar inglês. O Bradesco também disponibiliza cursos abertos para toda sociedade por meio do Portal Unibrad. A assessoria comenta ainda que outro investimento do Bradesco em capacitação é o site Escola Virtual da Fundação Bradesco, com 88 cursos disponíveis nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Educação e Tecnologia.
Pós-pandemia e o cenário educacional
Segundo Alexandre Abramo, o pós-pandemia contribuiu com esse novo padrão de consumo. Isso porque a pandemia desempenhou um papel significativo na aceleração do comportamento de ensino e aprendizagem online, apesar de ser um formato que já estava em crescimento antes. Ele completa ainda que as pessoas ganharam flexibilidade em seus horários, e as barreiras geográficas ficaram menores, o que as incentivou a investir em conhecimento online, seja para o desenvolvimento pessoal ou profissional. Esse período ajudou a alavancar esse padrão de consumo, que segue firme e em pleno crescimento, com o fim da pandemia.
“Desenvolvemos uma pesquisa esse ano, chamada Hotmart Insights, que nos mostrou que o número de compradores de produtos digitais saltou de 6,5 milhões, em 2019, para mais 20 milhões, somente na Hotmart. E, desses que compraram em 2022, 60% já tinham adquirido um produto digital antes. Isso mostra que as pessoas entenderam que o presencial não é a única forma de se aprender e ensinar. O mercado digital está ampliando o acesso ao conhecimento e, também, ao empreendedorismo. E há muitos ganhos educacionais e econômicos envolvendo o mercado de negócios digitais da Creator Economy, tanto no presente como no futuro”, conclui Alexandre.
A assessoria do Bradesco completa ainda que a educação digital pode ser considerada um dos elementos para a educação profissionalizante e sem dúvida é uma revolução da nossa era, e que temos que considerar a educação phygital, que permite que as pessoas tenham acesso a recursos digitais e interativos trabalhando hard skills e soft skills.
”O segredo será saber equilibrar adequadamente estes dois mundos, visando eficiência e o desenvolvimento necessário no tempo certo. O Bradesco investe nas plataformas digitais e as conecta com experiências e vivências físicas”, acrescenta.