Educação financeira tem lugar de destaque na Gramado Summit 2023

29/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Palco Um a Menos na Poupança, mediado pelo educador financeiro Leandro Benincá, promove conteúdos sobre finanças e investimentos

Leandro Benincá | Foto: Divulgação - Gramado Summit
Leandro Benincá | Foto: Divulgação - Gramado Summit

A tranquilidade financeira é o sonho da maior parte da população, mas o cenário real é bem diferente do que podemos observar no dia a dia. Em uma matéria publicada pela Agência Brasil, com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2022, cerca de 78,9% das famílias brasileiras estavam com dívidas em atraso. Os dados mostram uma realidade que é comum no país, mas que não pode ser levada com naturalidade.

Incentivar a educação financeira é essencial para que haja um efeito gradativo de melhora nas finanças de cada indivíduo e, consequentemente, um progresso social e econômico para o país. Como forma de incentivo, a Gramado Summit, feira que promove uma série de conteúdos que impulsionam o ecossistema de inovação no Brasil, apresenta um palco exclusivo sobre finanças pelo segundo ano consecutivo, mediado pelo educador financeiro e criador da comunidade Um a Menos Na Poupança, Leandro Benincá.

O palco, que leva o mesmo nome da comunidade, conta com mais de 20 palestrantes durante três dias imersivos, para falar sobre uma série de conteúdos que englobam o cenário financeiro do país. Podemos dizer que uma população interessada e educada financeiramente não se resume apenas às pessoas que sabem como gerenciar suas finanças, mas que entendem o sistema econômico e mercado. Como consequência, passam a compreender as políticas, o compromisso social e a valorizar o trabalho.

Com uma história inspiradora, Leandro passou a entender a importância da educação financeira após uma série de problemas com o dinheiro e, até mesmo, com a própria saúde. Após esse período de tribulações, o educador financeiro passou a criar conteúdos sobre o assunto e mediar palestras dentro das corporações, dando origem ao Um A Menos na Poupança.

Para Leandro, falar sobre dinheiro é fundamental. O Brasil ainda possui desequilíbrio entre todas as camadas sociais com relação à educação financeira. Quando o assunto é investimento, o número de pessoas com conhecimento necessário é ainda menor. Segundo o educador, em um país com cerca de 214 milhões de pessoas, apenas 2% da população tem conhecimentos e investimentos na bolsa de valores, o que demonstra claramente os gargalos da relação do brasileiro com o dinheiro.

Por outro lado, os bancos se aproveitam da falta de conhecimento para “nadar de braçadas” às custas de juros e taxas exorbitantes com os clientes. Leandro afirma ainda que a ignorância nesse aspecto causa uma necessidade ainda maior dos auxílios financeiros por parte do poder público, fazendo com que os idosos não consigam sobreviver sem algum tipo de ajuda de terceiros.

“Educação financeira é uma necessidade social urgente, se quisermos ter um país digno para os brasileiros. O problema é que dinheiro (ainda) é um tabu gigantesco para muita gente. Crescemos acreditando que poupança é um bom negócio para se guardar dinheiro, que bancos são seguros e, o pior de tudo, que o "dinheiro é a razão de todos os males". Agora, pense comigo: como uma pessoa pode "dar certo" na vida se ela passa toda a sua existência com essa dualidade na cabeça, de que ela quer dinheiro mas, ao mesmo tempo, o despreza? Não tem como dar certo”, comenta Leandro.

Por esse motivo, o educador demonstra a importância de um palco que fale sobre o assunto em um evento de inovação como a Gramado Summit. O sucesso do palco em 2022 foi tão grande, que a expectativa para 2023 é 100% positiva. A aceitação do público e o interesse pelo assunto têm aumentado significativamente e, por esse motivo, os palestrantes convidados para este ano foram pensados com muito carinho. O propósito da curadoria do palco é enriquecer ainda mais os conhecimentos e transformar vidas por meio dos conteúdos.

“Neste ano, resolvi trazer uma nova versão da minha palestra “Como fazer as pazes com a sua vida (e, de quebra, ficar rico)”. Nela, eu abordo como diferentes pontos de vista podem fazer toda a diferença na sua profissão, vida pessoal e no seu futuro. Como em todas as minhas palestras, a linguagem é bem-humorada, leve e divertida - fazendo o tempo “passar voando” - palavras de quem assistiu. Espero vocês lá!”, finaliza Leandro.

Para Fernando Machado, um dos palestrantes escolhidos para o palco, abordar a temática da educação financeira no cenário de inovação é de extrema importância. Para ele, educação financeira não deve ser tratada ou falada somente em eventos de investimento ou nichados, mas sim englobar toda a população interessada em acompanhar uma tendência cada vez maior, de pessoas que buscam mudar o cenário do país a partir da sua própria experiência.

Fernando atua no mercado há mais de dez anos, com experiência em bancos de investimento, startups de educação, fintechs e Head e C-Level. O especialista notou que havia uma necessidade em informar e educar jovens sobre o assunto e fundou a Mooney Edu, startup de educação financeira que promove o tema de maneira gamificada para mais de 50 mil alunos de ensino básico de todo o país.

Fernando Machado | Foto: Arquivo pessoal
“Eu vi na educação a oportunidade de trazer este impacto e ter uma trajetória de carreira em que sou constantemente motivado pelo propósito e missão de transformação pela educação. Espero ter a oportunidade de contribuir um pouco com nossa vivência em ensino de educação financeira para ensino básico, para mostrar às pessoas a importância de nossa iniciativa e conseguir mais apoiadores deste movimento, de educação descomplicada e gamificada para crianças e jovens”, comenta Fernando.

Com base no estudo de caso da Mooney Edu, o palestrante pretende conduzir seu conteúdo de maneira leve e descontraída, mostrando que existe um caminho para ser trilhado na educação financeira. O propósito é mudar essa realidade desde a infância e juventude, em busca de causar um impacto positivo para as próximas gerações.

Outro palestrante confirmado para o palco é o gestor profissional de investimentos e CEO do Clube do Valor, Ramiro Ferreira. O investidor afirma que não há como fugir do tema, pois todos que possuem uma renda ou que de alguma forma lidam com o dinheiro precisam cuidar bem das suas finanças. Pensar em construir um patrimônio, planejar a aposentadoria, passar pela fase de se tornar independente financeiramente e garantir um futuro com mais tranquilidade fazem parte do propósito de quem busca a educação financeira.  

Segundo Ramiro, quem não se planeja para conquistar a liberdade financeira e não cuida das finanças por conta própria acaba por ficar a mercê de um futuro incerto, com um sistema de previdência social falido e insuficiente. Em um futuro próximo, os mais jovens precisarão lidar com novas formas de previdência e terão que enfrentar regras ainda mais rígidas. Pensando nisso, o investidor afirma que fazer um bom uso do dinheiro, ter bons investimentos e construir um patrimônio que dê tranquilidade acaba por se tornar fundamental no cenário em que vivemos atualmente.

Ramiro iniciou os investimentos ainda com 13 anos, quando abriu uma conta em uma corretora e passou a fazer suas primeiras aplicações, mesmo sem muito conhecimento sobre finanças. Essa trajetória se estendeu à sua atual carreira, onde passou por uma série de experiência no mercado de investimentos e, por fim, fundou o Clube do Valor. 

O Clube do Valor começou como um blog em que Ramiro pudesse compartilhar informações sobre planejamento financeiro, finanças e investimentos. Depois de um tempo, quando o blog passou a ter notoriedade no mercado, Ramiro fundou a empresa para prestar serviços financeiros. O investidor já fez parte do palco Um a menos na Poupança em 2022 e promete enriquecer ainda mais os conteúdos da palestra em 2023.

“Pretendo compartilhar estratégias e soluções baseadas em evidências, que já foram validadas por estudos e conectar com o que eu já vivi como investidor, como cidadão que queria ganhar meu dinheiro, construir um patrimônio que desse mais tranquilidade. Quero mostrar para as pessoas como tomar decisões inteligentes com o dinheiro e, principalmente, conseguir usar o dinheiro como ferramenta que traga mais felicidade na vida. Espero impactar as pessoas com um nível aprofundado de informações, mas também tentando ser o mais didático possível”, finaliza Ramiro.

Outro palestrante confirmado para o Palco Um a Menos na Poupança é o jornalista, apresentador, radialista e investidor Arthur Lessa. Durante uma jornada de indecisões durante a adolescência, ao se deparar com a pressão que todo jovem sofre ao terminar o ensino médio, Arthur passava pelo processo e escolhas da sua futura profissão. Entre uma série de cursos, o jornalista pensou em iniciar Administração, mas percebia que apesar de gostar, não era sua escolha certa.

Após essa percepção, Arthur decidiu largar o curso e ir trabalhar com seu pai, que é jornalista, em um programa de televisão. Passando por essa experiência, Arthur viu que o seu futuro era no jornalismo, mas não o jornalismo tradicional. Com alguns anos de dedicação na profissão, o apresentador ficou amigo de um convidado que tinha um quadro de investimentos e finanças no programa que apresentava.

A partir disso, o interesse de Arthur por esse universo cresceu e se estendeu à profissionalização no assunto. Ainda com poucos conhecimentos sobre o assunto, o jornalista passou a fazer pequenos investimentos e a falar sobre o assunto em seu programa de rádio, de forma simples e educativa para que o ouvinte pudesse se interessar e compreender cada vez mais sobre o mercado, economia e investimentos.

Arthur Lessa | Foto: Eduardo Pereira

Arthur afirma que ainda no início da sua carreira como investidor, pouco se falava sobre o assunto, direcionado para um público específico, diferente do que podemos observar atualmente. À medida que o acesso à informação se expande, os conteúdos passam a chegar em todas as camadas e classes sociais, causando a democratização do conteúdo, o que pode ser considerado positivo para o mercado. 

Ao mesmo tempo que ocorre a democratização, é possível observar um aumento na quantidade de conteúdos disponíveis na internet, que prometem dicas e maneiras de enriquecer de forma rápida, mas sem credibilidade. Por isso, é preciso estar atento à informação que se passa e à informação que se consome. Para Arthur, a presença de um palco de finanças em um evento de inovação como a Gramado Summit é necessário para que o público entenda a importância do segmento, tanto para as finanças pessoais quanto para o cenário econômico em que vivemos.

“A gente está em um momento que o sistema democratizou para o bem e para o mal. As plataformas estão muito mais abertas para as pessoas. Antigamente a gente tinha a ideia de que investimento era coisa de rico, o que causava uma barreira de entrada gigantesca. Mas agora temos um leque de opções e informações, mas é preciso estar atento aqueles cursos e pessoas que passam informações irreais, sem aprofundamento. A inovação sem uma boa estrutura de recursos não vinga, a gente vê várias startups quebrando”, comenta Arthur.

Confira mais posts do Start