Eleições 2024: 7 lições que as empresas podem aprender com as eleições municipais

23/9/24
|
Publicado por 
Redação Start

Para falar dea ludificação para estimular os ussse assunto, Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem fala sobre o tema

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Com a chegada das Eleições Municipais previstas para o dia 6 de Outubro, as campanhas eleitorais estão a todo vapor pelo país. Para fazer que uma campanha dê certo, existe um trabalho realizado com diversas equipes nos bastidores meses antes do público conhecer os candidatos - o que pode servir de aprendizado para as empresas tanto em gestão de pessoas quanto liderança.

Para falar desse assunto, Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos, lista  sete lições que as empresas podem aprender com as eleições municipais:

Comunicação constante e eficiente:  As campanhas eleitorais que se destacam possuem uma comunicação interna e externa clara e objetiva para mobilizar tanto as equipes quanto o público. No mundo corporativo, as empresas podem aprender trabalhando mensagens direcionadas para os colaboradores e clientes por meio de estratégias de storytelling e marketing.

Foco em engajamento:  As campanhas costumam incentivar a participação do potencial eleitorado de forma ativa. As companhias também podem adotar a mesma estratégia. Hoje, há soluções no ecossistema de startups que oferecem treinamentos corporativos por meio da gamificação que aumentam o engajamento dos colaboradores.

Gestão de pessoas: Nas campanhas, cada especialista atua em sua área, porque assim, os índices de produtividade crescem e há mais chances do candidato sair vitorioso. Nas organizações, os profissionais especializados são peças fundamentais que devem ser sempre incentivados.

Decisões baseadas em dados: Antes de tomar decisões, as campanhas políticas utilizam o tempo todo análises de dados para orientar os próximos passos. Da mesma forma, as empresas podem utilizar de informações estratégicas para monitorar tendências de mercado, concorrência, além de personalizar treinamentos para otimizar a performance.

Adaptação a mudanças em cenário volátil: Nas campanhas, o ambiente é incerto e dinâmico.  Nas companhias, o cenário não é diferente: se destaca quem tem a capacidade de adaptação rápida às mudanças do mercado.

Construção de comunidades: As campanhas só existem por conta da criação de coalizões e redes de apoio de acordo com as bandeiras defendidas pelos candidatos. As empresas podem construir uma comunidade forte por meio da marca empregadora, oferecendo benefícios, treinamentos por meio de gamificação, bonificações por resultados, dentre outros.

Busca por novas parcerias: Abra-se ao novo. As campanhas eleitorais sempre envolvem parcerias estratégicas para inovar. Como aprendizado para as organizações, elas podem buscar parcerias para desenvolver trabalhos conjuntos ou colaborar em iniciativas de inovação.

Sobre a Qranio - A Qranio é uma plataforma LMS/LXP customizável que tem como objetivo auxiliar empresas na criação de programas de treinamentos personalizados para seus colaboradores e que usa gamificação para estimular seus usuários com conteúdos educacionais. Seu foco é criar cursos que possibilitem que os funcionários destas organizações tenham acesso às informações na hora e no local que necessitam, por meio de recursos que incentivam o autodesenvolvimento. Com base em conteúdo adaptado, baseado em microlearning, conceitos de ensino adaptativo e espaço e repetição, a plataforma se encaixa no estilo de vida “on the go” dos colaboradores. A Qranio também possui uma solução de Onboarding que digitaliza todo o processo de contratação, desde a pré-admissão até aproximadamente 90 dias depois de contratado, fazendo a integração dos novos colaboradores. Além disso, a empresa tem seu aplicativo disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS) e já conta com mais de 1 milhão de usuários inscritos e mais de 40 milhões de perguntas respondidas. O app também disponibiliza uma loja virtual onde os usuários podem trocar suas moedas virtuais de conhecimento (os Qi$) por prêmios reais e de experiência.

Confira mais posts do Start