Escute seu colaborador: o segredo das melhores empresas para trabalhar

19/9/24
|
Publicado por 
Redação Start

De práticas de inclusão ao modelo híbrido de trabalho, especialistas trazem pontos de reflexão a gestores e líderes

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A nova geração de colaboradores tem apresentado uma necessidade crescente de identificação com a empresa e a qualidade de vida além do trabalho para se manter engajada em suas carreiras. Líderes acostumados com os modelos anteriores de trabalho podem criticar o movimento, mas para manter um quadro de colaboradores eficiente e dedicado, precisam se adaptar.

"Antigamente, gestores atuavam com a filosofia do comando e controle. Ou seja, 'eu digo o que você tem que fazer e controlo o seu desempenho'", afirma Roberto Vilela, estrategista de mercado com mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial e mentoria de executivos para empresas de médio e grande porte. "Com o passar do tempo, este modelo passou a não ser mais efetivo, pois o nível dos colaboradores evolui e o acesso à informação aumentou exponencialmente. Com educação e informação, sejam líderes ou colaboradores, o cenário precisa evoluir."

Adepto fiel do regime híbrido de trabalho, o profissional vai elaborar o tema durante o Conexão WK, evento de imersão em tecnologia e inovação para gestão de empresas que ocorre em setembro em Blumenau/SC. "Não podemos fugir de temas complexos para evitar incômodos. Nossa evolução profissional e pessoal requer a capacidade de lidar de forma inteligente e madura com os conflitos da vida", diz. Por isso, tratará de assuntos como a apatia de alguns líderes e o receio de posicionar-se com a equipe, entre outros.

Também palestrante do evento, Cauê Oliveira concorda que a liderança híbrida e remota é um dos pontos essenciais para construir um excelente ambiente de trabalho. Sócio-diretor da Great People Leadership, uma vertical do Ecossistema Great People & GPTW, Cauê lista os seis principais desafios enfrentados por lideranças atualmente:

Adaptação à Transformação Digital: Integrar novas tecnologias, como Inteligência Artificial, enquanto mantém a relevância humana;

Gestão de Diversidade e Inclusão: Criar um ambiente inclusivo que valorize diferentes perspectivas e culturas;

Engajamento e Manutenção de Talentos: Motivar e manter funcionários, especialmente em um mercado de trabalho competitivo;

Liderança Remota e Híbrida: Gerenciar equipes dispersas geograficamente e equilibrar trabalho presencial e remoto;

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Atender às expectativas de práticas sustentáveis e éticas, alinhando negócios com valores sociais;

Saúde mental e Bem-estar: Promover a saúde mental dos colaboradores, criando um ambiente de apoio e reduzindo o estresse e burnout.

"Esses desafios exigem que líderes sejam adaptáveis, visionários e habilidosos em lidar com complexidades crescentes no ambiente de trabalho moderno", diz Cauê. Para ele, o primeiro passo para conquistar o selo Great Place to Work (GPTW) para uma empresa é escutar os colaboradores. "Essa escuta deve abranger desde a técnica mais simples como uma conversa em um café (presencial ou virtual) ou com a famosa pesquisa de clima GPTW", explica.

Além disso, Roberto aponta competências necessárias para um Líder Híbrido neste contexto de transformação constante com equipes exigentes.

"Este é um profissional com elevado nível de adaptabilidade, flexível e com a capacidade de responder rapidamente aos cenários dinâmicos da equipe que lidera e do mercado", afirma. Roberto também pontua a capacidade de transitar em diferentes ambientes – analógico e digital. "Um Líder Híbrido precisa entender e explorar com eficiência a essência de cada perfil que dispõe em sua equipe."

Conversa franca sobre liderança

Ambos os especialistas vão oferecer suas visões sobre o tema durante o Conexão WK, um evento promovido pela WK, empresa especializada em ERP e gestão corporativa, durante os dias 12 e 13 de setembro em Blumenau/SC. O evento oferecerá mais de 50 palestras e painéis sobre diversos outros temas relevantes no universo da gestão empresarial na atualidade, como estratégias de ESG, Inteligência Artificial, Hiperautomação Financeira, Gestão de Riscos, Inovação, Planejamento e Estratégia, Liderança, entre vários outros.

Sobre a WK:

A WK ajuda as empresas a alcançarem melhores resultados com um ERP em nuvem,  100% integrado e que entrega o maior nível de  autonomia aos usuários e com a melhor relação custo benefício do mercado dentre os ERPs de grande porte.

Com mais de 40 anos de avanços tecnológicos, a WK é uma das pioneiras em inovação no Brasil. Com um ERP moderno e robusto com mais de 30 módulos específicos e especialista nas áreas Contábil e Fiscal, a WK já vendeu mais de 100 mil cópias de seus produtos e atende mais de 7 mil empresas com 30 mil usuários em todo o país. A empresa conta com cerca de mil pessoas em uma ampla rede com mais de 60 parceiros certificados em suas soluções e que juntas entregam serviços avaliados com mais de 97,5% de satisfação.

Com um modelo de negócio renovado, a WK conecta as melhores soluções para gestão e performance empresarial por meio de uma plataforma de negócios com o seu ERP como núcleo central para geração de  alto valor entre clientes e fornecedores de soluções especialistas.

Confira mais posts do Start