Geração Caldeira: Instituto Caldeira anuncia nesta quarta (28) os 200 jovens selecionados para o programa
Programa gratuito forma talentos para a nova economia; processo seletivo começou em abril

Nesta quarta-feira (28), o Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), realiza o evento e a live de divulgação dos 200 jovens selecionados para a etapa presencial do Geração Caldeira, programa gratuito que seleciona e forma talentos para a nova economia. O evento vai das 18h30 às 20h, na sede do Caldeira: cerca de 100 pessoas são esperadas presencialmente, e o anúncio também vai contar com transmissão online ao vivo via Zoom e Instagram. Além de uma retrospectiva do programa e da apresentação dos nomes dos selecionados, haverá o compartilhamento de conteúdos temáticos pelos especialistas do instituto.
"Os 200 selecionados para a etapa final do Geração Caldeira passaram por meses de capacitação online, prova técnica, entrevista individual e bootcamps, e agora chegam à fase final para entrarem no programa, que, além da capacitação em si, garante acesso a bolsa financeira de R$ 3 mil, conexão com a comunidade Caldeira - incluindo certificações de big techs -, e acesso direto a vagas de trabalho", comenta Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. "Nesta terceira edição do programa, desenhamos um currículo ainda mais robusto que vai acelerar o processo de empregabilidade dos alunos."
Da primeira turma, que teve 50 estudantes, quase a totalidade conquistou emprego com parceiros do hub: o índice de empregabilidade foi de 92%, e a contratação ocorreu em até quatro meses após o término das capacitações. A formatura da segunda turma aconteceu em dezembro de 2023, e, três meses depois, mais de 80 alunos já estavam atuando em empresas como Sebrae, Banrisul, Dell, SLC, Agibank, iFood e Sicredi.
O Geração Caldeira é destinado a jovens de todo o Brasil, que tenham entre 16 e 24 anos de idade, e que estejam cursando ou tenham cursado o ensino médio na rede pública. Os 200 alunos selecionados participam de uma entre quatro trilhas educacionais: Marketing e Design, Programação Python, Programação Java, ou Gestão e Vendas. O Geração Caldeira inclui também certificações de grandes empresas de tecnologia, como Oracle, AWS, Microsoft, Google, Salesforce e Nvidia.
O terceiro ciclo do programa começou em abril, com a abertura das inscrições. Os alunos que participaram da capacitação online passaram por uma prova técnica, também online, no final de julho, por meio da qual foram selecionados os jovens chamados para participar do Dia D Seleção, um dia de entrevistas individuais presenciais no Instituto Caldeira. Na última semana, entre os dias 19 e 23 de agosto, foram realizados com os alunos aprovados nas entrevistas os Bootcamps, dias de dinâmicas de grupo onde foram avaliados o comportamento individual e coletivo dos jovens, ao lado de empresas parceiras do Geração Caldeira. Os 200 selecionados a partir dos Bootcamps começam as aulas da etapa presencial no dia 9 de setembro.
O Geração Caldeira conta com o apoio da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. O programa tem como mantenedores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Oracle, Randoncorp e do Sebrae.