Golpe do Pix: confira 4 dicas para se prevenir dos criminosos

20/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, com transparência e segurança, citou algumas dicas para alertar as pessoas em relação ao golpe do Pix.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O Pix foi criado pelo Banco Central em 2020 com a finalidade de facilitar a vida das pessoas, a partir de transferências e pagamentos de forma instantânea, gratuita e a qualquer dia e horário. Esse movimento praticamente extinguiu o TED, uma funcionalidade paga e que está disponível apenas em dias úteis.

Porém, o que era para trazer somente benefícios, veio acompanhado de problemas e riscos, facilitando assim a vida de criminosos, que criaram novas formas de aplicarem golpes nas pessoas: de janeiro a junho de 2022, houveram 844.821 mil tentativas de golpes envolvendo o Pix, segundo um levantamento da PSafe, empresa de cibersegurança. Ainda de acordo com o estudo, apenas no primeiro semestre de 2021, foram 65.433 mil tentativas de golpe, representando um aumento de 1191%.

Nesse sentido, Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, com transparência e segurança, citou abaixo quatro dicas para alertar as pessoas em relação ao golpe do Pix. Confira:

Horário noturno - Bancos e fintechs já oferecem para os clientes a possibilidade de solicitar um limite menor nas transações durante o horário noturno, entre 22h e 6h. Isso impede que criminosos roubem grandes quantias, por meio do Pix, durante o período de maior incidência de crimes.

Verificação em duas etapas - Habilite a verificação da sua conta de Whatsapp em duas etapas. Esse método dificulta a ação dos criminosos, que entram em contato com as vítimas se passando por empresas e logo após realizam a instalação da conta em outro aparelho, para solicitar alguma quantia via Pix.

Perfis falsos - Muitos criminosos criam um perfil no WhatsApp com o nome e a foto da vítima pela facilidade de acesso às informações. Em seguida, começam a enviar mensagens pedindo dinheiro aos familiares e amigos se passando pela pessoa, alegando ser um número novo para pedir ajuda financeira. Neste caso, sempre desconfie, peça para que a pessoa mande um áudio ou confirme alguma informação pessoal que te ajude a verificar a veracidade desta atitude.

Use a chave aleatória - Quando for realizar uma transferência via Pix para desconhecidos, sempre utilize a chave aleatória. Nunca entregue seu CPF ou número do celular para outra pessoa, esses dados podem ser essenciais para os golpistas.

Sobre o Plusdin
Fundada em 2019 pelos empreendedores Alberto André, Éric Jorge e Wanderson Santos, o Plusdin é uma fintech de serviços financeiros que recomenda produtos exclusivamente de acordo com as necessidades de cada cliente. A empresa utiliza a tecnologia própria e a inteligência artificial para oferecer conteúdo financeiro relevante para ajudar os brasileiros a tomarem decisões mais assertivas, com recomendações, rankings e quizzes.

Confira mais posts do Start