Gramado é palco para inovação e sustentabilidade

15/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Evento Líderes Sustentáveis busca alinhar as iniciativas empresariais com foco na temática ESG

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em um cenário onde a utilização dos recursos, o descarte irresponsável e as questões climáticas são cada vez mais preocupantes, é possível observar uma movimentação dos encontros mundiais de sustentabilidade para mudar essa realidade. As iniciativas sustentáveis estão presentes no cenário corporativo há muitos anos, mas nunca com tanta força como atualmente. A tendência é que as pessoas passem a se preocupar mais com o destino de poluentes e busquem preservar os recursos que o planeta tem a nos oferecer.

Essa preocupação ganhou o nome de ESG, Ambiental Social e Governança, e teve início em 2005, quando o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, abriu discussão para unir as empresas de vários países para alinhar alternativas envolvendo o tema. A ideia é utilizar a sustentabilidade como meio de inovação para os mais variados nichos de mercado, produtos e serviços oferecidos à população.

No Brasil, o termo apresentou um crescimento de 1200% em apenas dois anos, segundo uma matéria publicada pela Exame, com um levantamento do Google Trends, em 2022. Cuidar do meio ambiente, promover ações de impacto social e adotar comportamentos sustentáveis no ambiente corporativo fazem parte dos compromissos do ESG. Além disso, é importante que as empresas busquem e construam iniciativas de incentivo a essa realidade.

Pensando em tornar as empresas cada vez mais alinhadas com esse cenário, são produzidas uma série de oficinas e eventos que buscam disseminar essa ideia para as corporações, como é o caso da Multiplikka. A empresa organiza o evento Líderes Sustentáveis, que acontecerá em Gramado nos dias 21 e 22 março, na Sociedade Recreio Gramadense, e tem como objetivo o fortalecimento do terceiro setor.

Além do fortalecimento, o evento promove a conexão de empresas com as iniciativas ESG, trazendo visibilidade às entidades, sensibilizando os demais setores e gerando um impacto positivo em Gramado e região. O projeto foi idealizado pela empreendedora social Ellis Chaves e tem apoio do secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, Ike Koetz, que será um dos painelistas da convenção.

Para Ellis, os temas relacionados à ESG são importantes para despertar lideranças, fazendo com que haja um engajamento necessário e um envolvimento com práticas sustentáveis. O projeto busca trazer uma nova perspectiva para o futuro da inovação sustentável ao município. Para conferir os detalhes do evento, basta acessar o site.

“Espero que se inicie a partir desse evento e do Tratado de Gramado (documento estabelecendo a intenção de práticas sustentáveis para serem desenvolvidas ao longo dos 12 meses após o evento) um movimento que vai trazer a Gramado uma nova referência. Gramado é exemplo no que diz respeito ao turismo e eventos, então por que não sermos também referência em sustentabilidade? O evento é direcionado a todos os setores, com enfoque especial no setor público, iniciativa privada, organizações da sociedade civil e estudantes universitários. Mas traz como tema um assunto do interesse de todos”, comenta Ellis.

Confira mais posts do Start