Gramado Summit fecha parceria com empresa de ESG e compensação de emissão de carbono

1/2/23
|
Publicado por 
Redação Start

A FAU Agricultura e Meio Ambiente e AKVO ESG estarão presentes no evento

Em um cenário onde as discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente são pautas emergentes. A partir disso, diversas empresas surgem com ferramentas tecnológicas que facilitam os processos ambientais dentro do mundo corporativo. Esse movimento chamado ESG (Environmental, Social and Governance), é uma preparação para transformar o futuro das empresas, oferecendo soluções sustentáveis por meio da tecnologia.

O levantamento feito pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de auditoria, consultoria e tributos, conclui que pelo menos 89% dos empresários ouvidos apontam a importância do ESG para os negócios. O estudo mostra ainda que 90% dos cinco mil empresários que foram ouvidos, afirmaram que as práticas podem melhorar a imagem das corporações, e 53% acreditam que os hábitos do movimento podem abrir novos financiamentos e melhorar as taxas.

É notável a importância das corporações estarem mais preocupadas com as pautas ambientais, principalmente em um mundo onde há um desequilíbrio na utilização de recursos. Essa realidade atinge todos os países e nichos de mercado, incluindo os setores de agricultura. O Brasil se destaca como uma das maiores do mundo no ramo agrícola, como mostra o conteúdo publicado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

O estudo mostra que o país se destaca na produção de soja, café, laranja e açúcar, ocupando o primeiro lugar no ranking, o segundo maior produtor de carne bovina e o terceiro maior produtor de frango. Os dados são do Panorama do Agro e falam da Produção e Exportações Brasileiras no Ranking Mundial em 2020.

Seguindo essa ideia de investimentos no ESG, a FAU Agricultura e Meio Ambiente é uma empresa  que oferece consultoria especializada e assistência para o cenário ambiental brasileiro. A FAU atua buscando facilitar a produtividade no campo respeitando as iniciativas ambientais. Localizada em Erechim, Rio Grande do Sul, a empresa desenvolve soluções em todo o território nacional, trabalhando com projetos de sustentabilidade com foco no agronegócio.

Além do foco no agronegócio, a FAU possui uma startup com o objetivo de atender exclusivamente iniciativas relacionadas à compensação de carbono. A AKVO ESG é uma startup que surgiu como um spin-off que atua em negócios de grande, médio e pequeno porte, auxiliando empresas a se tornarem sustentáveis de forma eficiente, ágil e simples.

Os clientes da AKVO ESG podem utilizar a plataforma para gerir e acompanhar as emissões de Gases de Efeito Estufa no meio ambiente, estabelecendo metas de redução e traçando planos de ação para conter as emissões. Além disso, é possível que a empresa contratante adquira créditos de carbono certificados e apoie projetos de alto impacto social e ambiental.

Com participação confirmada na Gramado Summit 2023, a FAU Agricultura e Meio Ambiente e a AKVO ESG, pretendem demonstrar aos participantes a importância do ESG, por conta das constantes mudanças climáticas em que vivemos. A empresa promete expor durante o evento os benefícios do movimento para o ambiente corporativo e como agir para se inserir no setor.

Segundo o diretor técnico da FAU e AKVO-ESG, Thomaz Tomazoni, a equipe promete atuar com o objetivo de expor e esmiuçar questões sobre a emissão de gases de efeito estufa do evento, por meio de tutoriais em vídeo, materiais impressos e uma conversa aberta com o participante. Além disso, a empresa estará buscando tornar o evento neutro em carbono, coletando dados junto à organização e participantes.


“Grandes eventos tendem a se tornar vitrine para empresas e a comunidade em geral, que devem se preocupar em fazer dessas atividades exemplos de atuação calcados nos pilares da sustentabilidade: respeito ambiental, responsabilidade social e de governança corporativa. Desta forma, por se tratar de um evento que engloba todo o ecossistema de inovação, pela sua visibilidade e capacidade de engajar pessoas, entendemos que é de grande valor a inserção da Gramado Summit no movimento ESG”, diz Thomaz.

A empresa trabalha atendendo os setores de energia, indústria, serviços e agricultura em seis estados brasileiros e alguns clientes globais que atuam no país. Na área da sustentabilidade corporativa, a FAU e a AKVO ESG também possuem projetos que compreendem gestão e planejamento ambiental, produção agropecuária e sustentabilidade. A plataforma da AKVO ESG busca impulsionar empresas, pessoas e poder público em sua jornada de baixo carbono. 

Sobre o evento

A edição da Gramado Summit deste ano acontece entre os dias 12 e 14 de abril e conta com a participação de mais de 200 palestrantes, 500 empresas e startups expositoras e 10 mil visitantes. O foco do evento é fomentar o setor de inovação, empreendedorismo e negócios brasileiro, com uma série de conteúdos.

Confira mais posts do Start