Grupo RBS e Kodex apresentam seus desafios de inovação no Instituto Caldeira

5/8/24
|
Publicado por 
Redação Start

No Pitch Reverso, grandes empresas apresentam seus desafios e buscam oportunidades de conexão com startups

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Grupo RBS e a Kodex participam da nova edição do Pitch Reverso, do Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS). Na ação promovida pelo Instituto, grandes empresas falam sobre suas estratégias e apresentam seus desafios de inovação, buscando oportunidades de conexão com startups e outras empresas.

"Ao contrário do pitch tradicional, em que as startups apresentam suas soluções para grandes companhias ou investidores, no Pitch Reverso as grandes empresas apresentam seus desafios de inovação, buscando junto às startups da Comunidade Caldeira aquelas que podem ter uma solução para suas dores", explica Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. "Além de ajudar no match entre empresas e startups, o Pitch Reverso também ajuda a mostrar os desafios do mercado para os outros empreendedores que estiverem presentes no evento, potencialmente incentivando o desenvolvimento de novas ideias que vão ao encontro daquelas dores."

A nova edição do Pitch Reverso foi lançada com um evento no Instituto Caldeira na última quinta-feira (25). Startups que entenderem que conseguem resolver o desafio da empresa de alguma forma e quiserem participar devem entrar em contato com o Caldeira pelo email liliane@institutocaldeira.org.

Desafio Kodex: Como ter sistemas integrados de TI e plataformas que facilitem a interoperabilidade entre diferentes soluções?

A Kodex, empresa de inteligência em mobilidade logística que atua no segmento rodo-aéreo, enfrenta hoje a falta de integração entre as diferentes plataformas utilizadas no dia a dia da companhia. “Estamos buscando uma arquitetura tecnológica flexível e versátil, que tenha agilidade na integração de soluções. Queremos que as nossas soluções possam crescer junto com as dos nossos clientes”, diz Thais Bandeira Cardoso, Diretora de Negócios da Kodex.

“A ideia ao lançarmos esse desafio é criar um planejamento para uma arquitetura com essa versatilidade, que permita que, a cada momento que eu tenha uma tecnologia que me interessa, eu tenha agilidade para integrar os meus sistemas operacionais e fazer com que eles se comuniquem entre si. E também precisamos conseguir integrar com os próprios sistemas dos nossos clientes. Nós temos dois cases assim, mas que levaram muito tempo para serem construídos. Queremos otimizar e facilitar esse processo para todos.”
“A Kodex sempre buscou essa conexão com startups, com outras empresas, para poder evoluir com relação à inovação, então participar desse desafio faz todo sentido para a gente”, completa Thais. “Entendemos que inovar 'dentro de casa' é mais caro e demora muito mais, então buscamos essas conexões, que são importantes para que a gente possa evoluir em conjunto.”

Desafio Grupo RBS: Como criar uma experiência de consumo recorrente de notícias mais personalizada, confiável e engajante?

Um dos principais grupos de mídia do sul do Brasil, o Grupo RBS tem como objetivo ao participar do Pitch Reverso buscar soluções que permitam criar uma experiência de consumo recorrente de notícias que seja mais personalizada, confiável e engajante.

“Estamos entusiasmados em compartilhar os desafios do negócio de notícias digitais e colaborar com o público do Instituto Caldeira, explorando novas possibilidades para enriquecer e expandir a maneira como o gaúcho consome notícias, garantindo uma informação de qualidade e confiança para todos”, destaca Douglas Ulian, Gerente Executivo de Arquitetura e Soluções Digitais do Grupo RBS.

Confira mais posts do Start