Inovação no ponto eletrônico: soluções avançadas para a gestão de jornada de trabalho
Segurança, precisão e agilidade como vantagens dos sistemas modernos de ponto eletrônico para empresas

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico, a gestão eficiente do tempo de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas. Com a diversidade de modalidades de atuação, como home office, híbrido e presencial, a necessidade de um sistema de ponto eletrônico que vá além do simples controle de horas é cada vez mais evidente. As empresas estão buscando soluções inovadoras que não apenas registrem a jornada de seus colaboradores, mas também integrem tecnologias de ponta para otimizar o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. Neste cenário, empresas como a Iopoint têm se destacado, oferecendo ferramentas que transformam o tradicional ponto eletrônico em uma plataforma estratégica para a gestão de pessoas.
Em entrevista, Narciso Dumke, diretor comercial da Iopoint RS, conta que o reconhecimento facial ativo utilizado pela Iopoint é a leitura de mais de 68 pontos da face, o que garante em 100% que é a pessoa que fez o registro do seu ponto. Ele explica que não se trata de reconhecimento facial por comparativo de fotos como em outros aplicativos no mercado. Segundo ele, a Tecnologia Liveness (prova de vida) torna o reconhecimento facial ainda mais confiável.
“Os métodos convencionais por biometria apresentam uma série de problemas no momento do registro, desde o não reconhecimento da digital, sendo necessário várias tentativas ou ainda cadastro de mais de uma digital para o mesmo colaborador. Os pontos com crachá podem ser facilmente trocados e uma pessoa pode registrar o ponto de mais colegas desta forma”, aponta Narciso.
Além da precisão, a agilidade no registro de horários é outro benefício significativo oferecido pela tecnologia da Iopoint. Narciso destaca que os equipamentos homologados pela Iopoint registram um ponto em 30 milésimos de segundo, trazendo muito mais fluidez nas entradas e saídas dos colaboradores nas empresas, evitando os minutos extras em virtude das filas que geralmente ocorrem nos relógios convencionais. Em termos de uso, ele explica que basta o colaborador se posicionar a uma distância determinada pela empresa, em frente ao equipamento, para efetuar o registro do seu ponto.
Outro aspecto importante é a eliminação de fraudes e erros no registro de ponto, algo que impacta diretamente a gestão de recursos humanos. Segundo ele, a Tecnologia Liveness, ao garantir que o ponto não foi registrado por uma foto do colaborador, analisa diversos traços da fisionomia da face e grava um breve vídeo no instante em que o colaborador se posiciona para o registro do ponto. Ele também aponta que a Iopoint oferece um aplicativo de registro eletrônico de ponto com reconhecimento facial ativo, disponível para Android e iOS, com geolocalização e horários via satélite, o que elimina a possibilidade de manipulação de horário pelo celular do colaborador.
A privacidade e proteção dos dados biométricos dos funcionários são garantidas por meio de políticas de privacidade rigorosas e protocolos de segurança avançados. Um exemplo prático do impacto dessa tecnologia é observado em uma empreiteira com mais de 170 colaboradores, onde a implementação do sistema da Iopoint transformou a gestão de ponto eletrônico.
"Anteriormente, o ponto era manual e o RH ficava refém das informações anotadas nas folhas ponto, que eram encaminhadas todos os meses. A somatória das horas extras era manual, e havia registros faltantes, rasurados ou fraudulentos. Hoje, as informações são registradas em tempo real, a somatória é automática, e as inconsistências são rapidamente identificadas. O dia a dia do RH agora está numa tela interativa, possibilitando a conferência diária e em poucos minutos de todo o público da empresa, sobre pontos faltantes ou atestados médicos", compartilha Narciso.
Já Rozana Andrade, especialista de Gente e Gestão na Gramado Parks, fala sobre os benefícios da plataforma Pontomais, a qual a empresa utiliza para a gestão de ponto eletrônico. Segundo ela, a ferramenta descentraliza o processo de fechamento do ponto, permitindo que cada gestor acompanhe a jornada dos colaboradores, o que facilita a rotina da área de recursos humanos. Ela explica que essa descentralização é fundamental para empresas com operações em diferentes modalidades de trabalho, como home office e híbrido.
Rozana aponta que, embora o colaborador possa registrar o ponto fora da sede da empresa, isso aumenta a recorrência de registros inadequados, como ao sair de casa e registrar o ponto antes de chegar ao local de trabalho. Ela explica que a plataforma Pontomais, ao registrar a geolocalização e a imagem do colaborador, permite auditar as informações e aplicar medidas disciplinares quando necessário. A especialista também enfatiza como a Pontomais facilita a geração de relatórios e o controle dos horários de ponto.
"O sistema oferece relatórios detalhados, como o de ocorrências, que sinaliza colaboradores que não estão cumprindo as obrigações legais, como excesso de horas extras ou falta de cumprimento da folga semanal. Esses dados ajudam a identificar a necessidade de ajustes no quadro de funcionários e na gestão das horas trabalhadas", ressalta Rozana.
Antes do fechamento do ponto, Rozana explica que é possível gerar relatórios do sistema e compartilhamento dos mesmos com os gestores, para que possam atuar diretamente com os colaboradores que apresentam divergências de informações. Com isso, reduzem as ocorrências de erros na folha de pagamento decorrentes de má gestão do ponto.