Instituto Caldeira vai receber prêmio de Inovação e Empreendedorismo em evento da BrazilFoundation nos EUA
Organização que apoia iniciativas socioambientais no Brasil, a BrazilFoundation homenageia neste ano instituições que se destacaram com ações de apoio ao Rio Grande do Sul após as enchentes de maio

O Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), vai ser um dos homenageados deste ano no XXI Gala da BrazilFoundation, organização sem fins lucrativos que apoia iniciativas socioambientais no Brasil. O evento acontece em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 19 de setembro, no The Plaza Hotel. O gala deste ano celebra especificamente a filantropia brasileira, especialmente no contexto das ações de apoio ao Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o estado no último mês de maio. Para o evento, são esperados cerca de 400 convidados, representantes dos setores empresarial, filantrópico, midiático e diplomático.
O Caldeira será homenageado com o Innovation & Entrepreneurship Award, tanto por sua atuação como um hub de inovação e tecnologia quanto pela colaboração no resgate e acolhimento de pessoas afetadas pelas chuvas: desde a enchente, que impactou fortemente o próprio prédio do instituto, o Caldeira organizou diversas ações nesse sentido; arrecadando recursos para centenas de jovens participantes do programa Geração Caldeira cujas casas e famílias foram afetadas pelas inundações, apoiando concertos solidários com o pianista Alvaro Siviero realizados em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), e mapeando o impacto das chuvas entre os membros da Comunidade Caldeira. O hub também criou a Sala de Apoio ao Empreendedor, para ajudar os empreendedores da Comunidade no período de retomada, e fechou uma parceria com o fundo Estímulo para levar crédito facilitado para as MPEs gaúchas.
Em julho, em viagem aos Estados Unidos, Pedro Valério, e também Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira, participaram de um encontro com o conselho da BrazilFoundation, onde o projeto de reconstrução do hub após as chuvas foi apresentado à rede de parceiros e doadores da instituição. O encontro foi intitulado Rio Grande do Sul Recovery: Private Solutions for Regional Development e abordou a situação do Rio Grande do Sul e também como o Caldeira tem realizado projetos e criado oportunidades para incentivar o crescimento econômico por meio da educação e da tecnologia.
“Receber este reconhecimento da BrazilFoundation é uma honra para o Instituto Caldeira e reforça nosso compromisso com a inovação e o empreendedorismo como forças transformadoras”, diz Marciano Testa, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Caldeira, bem como fundador e presidente executivo do Conselho de Administração do Agibank, a primeira empresa fundadora do instituto. “Acreditamos que, ao apoiar a retomada dos empreendedores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, estamos criando um impacto real e duradouro, que vai além da reconstrução. Nossa missão é inspirar e capacitar pessoas para enfrentar desafios com coragem e criatividade, e este prêmio é um reflexo do trabalho dedicado de toda a nossa comunidade.”
O XXI Gala da BrazilFoundation será conduzido pela atriz Flávia Alessandra, embaixadora da instituição, e por Ingrid Silva, primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem. O evento tem como objetivo captar recursos para o apoio a organizações da sociedade civil que atuam nos temas prioritários de investimento da BrazilFoundation por meio de seus quatro fundos: meio ambiente e mudanças climáticas, educação, equidade de gênero e empreendedorismo negro.
"A BrazilFoundation é o principal veículo filantrópico entre o Brasil e os Estados Unidos, e nosso gala anual de arrecadação de recursos é uma oportunidade de destacarmos a solidariedade da nossa comunidade", destaca Rebecca Tavares, Presidente e CEO da instituição. Desde 2000, a BrazilFoundation já investiu mais de US$ 50 milhões para apoiar mais de 900 Organizações da Sociedade Civil em todo o Brasil.
Outras pessoas e instituições homenageadas durante o XXI Gala serão a empresária e modelo Gisele Bündchen e suas irmãs Patricia, Gabriela, Rafaela e Raquel, por sua filantropia e ativismo ambiental, com o Philanthropic Family Award; o Safra National Bank de Nova York, liderado pela Presidente & CEO Simoni Morato, com o Corporate Leadership Award; e o Instituto Mulher em Construção, com o Empowering Women Award.