LimbX atua no mercado por meio de tecnologia para melhorar a vida de pessoas que sofreram amputações

12/3/24
|
Publicado por 
Redação Start

Com objetivo de ser social e acessível, startup busca se consolidar no mercado com parcerias com hospitais e clínicas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida de pessoas que passaram pelo processo de amputação em membros superiores, a startup LimbX oferece próteses biônicas e mioelétricas de braços e mãos personalizadas e acessíveis. A LimbX surgiu na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, por meio do sonho de unir a impressão 3D ao impacto social, criando produtos funcionais para pessoas que necessitam e desenvolvendo soluções inovadoras que são tanto mais econômicas quanto mais adaptadas às necessidades individuais dos usuários.

Com uma vasta experiência e participação em programas de voluntariado, Natã Eduardo Ourives de Vargas, CEO e fundador da LimbX, compartilha que, em 2020, começou a focar em ajudar empreendedores a transformarem ideias em protótipos tangíveis, desenvolver produtos e MVPs, prototipar novos lançamentos e realmente tirarem ideias do papel.

Foto: Divulgação - LimbX
“A ideia veio quando vi um vídeo de uma pessoa amputada conseguindo pegar um copo com uma prótese caseira. E aquilo ali criou uma motivação em mim. Vi que era possível criar algo maior, unir a eletrônica com a prótese, deixado ela de fato totalmente funcional, de forma que realmente devolvesse a autonomia pras pessoas. Então, em 2023, comecei a tirar a ideia do papel e estruturar nossa startup. Fui para um parque tecnológico e uma incubadora e chamei meu colega da faculdade, Rafael Taufer, pra me ajudar no desenvolvimento das próteses e se tornar o CTO da LimbX”, comenta Natã.

A partir disso, foi possível começar a prototipar e, ao mesmo tempo, participar de programas de aceleração e incubação, a fim de estruturar melhor o negócio, criar conexões e ganhar visibilidade. Segundo Natã, a jornada tem sido recompensadora, chegando até a ser destaque em vários programas e competições e, em pouco tempo, conseguiram prototipar, validar, iniciar os testes com os usuários, executar POCs e conquistar parcerias com hospitais renomados. 

Ele compartilha que a inserção no mercado tem sido estratégica, estabelecendo parcerias com hospitais, clínicas de reabilitação e especialistas na área de saúde, além de participar ativamente de feiras e eventos relacionados à tecnologia médica.

“A LimbX representa um marco no segmento de próteses, destacando-se pela sua abordagem centrada no usuário e pela capacidade de inovar em um campo que há muito tempo necessitava de renovação. Nossa startup não só fornece uma solução tecnológica avançada, mas também promove uma mudança significativa na forma como as pessoas vivenciam suas limitações físicas, oferecendo-lhes novas possibilidades de movimentação e esperança”, completa.

Confira mais posts do Start