Mercado de telecomunicações: quais as principais tendências do setor?

12/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Durante este ano, as maiores operadoras de telecomunicações devem investir cerca de R$ 35 bilhões em infraestrutura, o que tende a aquecer o setor

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O mercado de telecomunicações é um dos mais dinâmicos e de mudança mais rápida no mundo; no Brasil, é um dos principais setores da economia. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), só no terceiro trimestre de 2022, a receita bruta do setor alcançou R$ 69,5 bilhões — aumento nominal de 6,8% em relação ao mesmo período de 2021. A maior participação na receita foi da telefonia móvel, com 39% do total, seguida por banda larga fixa, com 28%.

Para que haja um avanço eficiente, é necessário que o mercado esteja atento às inovações que continuarão a moldar a indústria de telecom em 2023, uma vez que a tecnologia está em constante avanço. Por isso, listamos as 3 principais tendências do mercado de telecomunicações para este ano:

  1. Inteligência Artificial

Os últimos desenvolvimentos em inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT) e a blockchain estão impulsionando a próxima onda de inovação em telecomunicações, e criando novas oportunidades para as empresas crescerem. A indústria de telecomunicações é uma das mais orientadas a dados do mundo — ela tem acesso a mais informações do que a maioria das outras, incluindo dados de localização e demográficos de clientes. Isto significa que está bem posicionado para se beneficiar da inteligência artificial (IA), que usa algoritmos para processar grandes volumes de dados em velocidade.

Desta forma, a IA pode ser usada de muitas maneiras diferentes dentro das empresas de telecomunicações, como:

  • Reconhecimento de voz: o software de reconhecimento de voz permite que serviços de atendimento a consumidores utilizem IA para interação básica com consumidores e até percepção de intenção.
  • Automação de Processos: através de monitoramento de sistemas operacionais e integração destes sistemas com a Telefonia, é possível automatizar o envio de chamadas telefônicas com informações prévias. O mesmo pode ser feito para ofertas direcionadas.
  • Análise do cliente: as empresas podem analisar grandes volumes de dados relacionados ao comportamento e estímulo do cliente, permitindo que compreendam melhor como os clientes querem que seus produtos sejam entregues ou que recursos querem que sejam incluídos em novos produtos/serviços.
  1. Acessibilidade a internet oferecida por provedores

O acesso à internet de banda larga se tornou mais acessível do que nunca devido à crescente concorrência entre os provedores de serviços de Internet (ISPs). De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registrados 43,9 milhões de acessos banda larga fixa só em novembro de 2022. Assim, mais pessoas puderam ficar online, o que levou ao aumento na demanda por velocidades de banda larga mais rápida, que é oferecida por meio da fibra óptica, que possui maior velocidade de conexão e sem interrupções.

Em 2023, estima-se que a indústria de telecomunicações tenha ainda mais oportunidades para as operadoras de internet fixa que já oferecem conexões de Internet de alta velocidade. Para Flávio Gonçalves, CEO da SIPPulse, provedores que fornecem o serviço de internet fixa por meio de fibra óptica estão um passo à frente, uma vez que oferecem maior qualidade para os usuários e por isso devem ter maior crescimento em 2023. A SIPPulse é uma empresa catarinense de tecnologia voltada ao desenvolvimento de soluções ao mercado de telecomunicações para provedores de internet e contact centers.

  1. Low-code e no-code para processos

O mercado projetou um crescimento expressivo para ferramentas de desenvolvimento low-code/no-code. Isso porque a tecnologia se mostrou eficiente em lidar com alguns dos desafios no que diz respeito, principalmente, à digitalização de fluxos de trabalho. Flávio Gonçalves explica que a tecnologia exige menos programação do que outros sistemas, uma vez que possibilitam a rápida criação e implementação de novos aplicativos de software sem codificação para automação de fluxos. Assim, as empresas não necessitam contratar uma equipe de programadores para o desenvolvimento de novas aplicações.

Além disso, os serviços em nuvem tornam mais fácil para as empresas escalarem seus negócios, permitindo a redução de custos, deslocando mais tarefas de armazenamento e processamento de dados para longe de seus próprios centros de dados. Segundo Flávio, a automação será prioridade estratégica para as empresas em 2023. “A adoção das plataformas com recursos low-code vai impactar diretamente no desenvolvimento de novos produtos, melhor experiência para clientes e funcionários, mais valor e receita para as empresas”, finaliza o CEO da SIPPulse.

Confira mais posts do Start