nstech recebe selo ESG Seal Sustainable Business

28/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

QMS Certification reconhece companhias que atuam em prol de benefícios sociais e ambientais

Como reflexo das ações desenvolvidas ao longo desses dois anos de atuação, a nstech, mais completo ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade do mundo, recebeu o selo “ESG Seal Sustainable Business”. O registro foi concedido pela QMS Certification, que visa reconhecer companhias que oferecem benefícios sociais e ambientais e atuam efetivamente na construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.

No total, foram avaliados mais de 400 critérios referentes aos três pilares da sigla (Environmental, Social and Governance). De acordo com Thiago Cardoso, CHRO da nstech, em Governança, a companhia se destacou pelo seu estatuto social, pelo comitê consultivo e pela governança formalizada/comunicada. “Todas as cláusulas estavam dentro de um padrão igual ao de outras companhias abertas. Sem contar que a nstech conta com um forte comprometimento no combate à corrupção, como, por exemplo, ter todo o padrão e as iniciativas que o instituto Ethos propõe”, explica o executivo.

Na questão Ambiental, o diferencial é a política de sustentabilidade, os treinamentos para conscientização dos funcionários, iniciativas que acontecem durante todo ano, como o "pegue uma carona" que tem o propósito de influenciar os colaboradores a compartilharem o meio de transporte, reduzindo assim o número de veículos nas estradas e por consequência seus agentes poluidores além de contribuir com a aproximação de times de diversas áreas, gerando uma relação ganha-ganha. Já no âmbito Social, Thiago explica, que além de serem avaliados em relação a condições de trabalho e salário condizentes com o mercado também foi considerada a participação no "Programa na Mão Certa", lançado pela Childhood Brasil, uma ONG bem presente no setor que combate a exploração sexual infantil nas estradas.

Para 2023, a nstech pretende manter o que já vem sendo feito e atuar em duas frentes. A primeira focada no compromisso com o cliente, auxiliando a cadeia logística a ser mais sustentável, comprometida com as boas práticas e causadora de impacto social relevante. Ações internas é a segunda frente, onde serão compartilhados essas metas e ideais com todas as empresas do grupo, não só em relação aos serviços oferecidos, mas também pensando nas próprias práticas.

“Na minha visão, a pauta ESG tem avançado de forma muito rápida na logística, apesar de ainda haver muito no que evoluir. Cada vez mais, as companhias são cobradas por seu público. Não adianta somente a empresa ser certificada, isso precisa se refletir em toda cadeia. Há muitos desafios envolvendo a conscientização e, principalmente, sobre o "como fazer", pois faltam profissionais qualificados, Contudo, é uma agenda que não tem como não fazer parte das organizações. Se o cliente está ‘puxando’, isso move a cadeia. Não há outro caminho”, completa.

Sobre a nstech:

A nstech, mais completo ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade do mundo, é centrado na resolução das dores de negócios atuais e futuras de todos os elos da cadeia. Oferece soluções de tecnologia completas e modulares para que os clientes possam evoluir seus negócios, fazer entregas eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos. O ecossistema já conta com mais de 60 mil clientes ativos, seu banco de dados reúne 2,1 milhões de motoristas, o maior do Brasil. Além do Brasil, a nstech está presente no México, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Angola, Argentina, Equador, Paraguai e Portugal.

Confira mais posts do Start