O que ninguém conta sobre criatividade

13/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Denis Ferrari, é CEO da Azys, aceleradora de inovação e possui canal de vídeos no Youtube sobre inovação, empreendedorismo e startups

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A criatividade sempre foi relacionada a dom e muitas vezes restrita a atividades como música e arte, mas na verdade essa habilidade pode ser desenvolvida dia após dia, mesmo em ambientes que não são percebidos como criativos. Mas como aplicar esse skill na rotina? É simples, para isso você precisa estar atento às movimentações diárias das pessoas ao seu redor, e assim poderá sugerir soluções a problemas não detectados ou deixados de lado. E para isso, separei alguns elementos que poderão tornar as criações mais assertivas.

Antes de iniciar o desenvolvimento desse processo, é necessário ter um bom repertório. Para ser criativo, é preciso ter uma boa base se soluções, ou seja, consumir elementos diferentes do seu habitual, seja no trabalho ou fora dele, quanto mais diverso e amplo for o seu repertório maior será o leque de ferramentas para criar soluções diferentes. Portanto, mantenha- se em movimento e abandone a rotina.

O segundo passo tem a ver com contexto, e você deve estar se perguntando como isso pode influenciar no desenvolvimento dessa habilidade, e eu vou te explicar. O processo de construção de uma ideia, demanda um bom volume de informações, quanto mais você souber sobre o contexto em que sua criação será utilizada, mais assertivo será o seu projeto. Assim, você conseguirá usar os elementos corretos do seu repertório para atingir o público correto.

O terceiro passo é baseado nos processos, se fizer uma busca rápida em uma plataforma de busca, perceberá que a criação de todo e qualquer projeto é a combinação de aspectos de outras soluções, ou seja, tudo o que você cria é a junção de coisas que já conhece. O segredo é encontrar a combinação perfeita para o contexto correto. Esse é o trabalho do criativo.

Por isso, é preciso estar atento aos fatos que te cercam, e buscar informações fora da sua bolha de convívio. Testando e experimentando o mar de possibilidades que fogem do seu habitual, assim você conseguirá juntar informações e entender novos contextos para aplicar em projetos dentro e fora de um negócio.

Diante disso, se deseja iniciar um novo empreendimento ou turbinar um negócio já existente por meio de processos mais criativos, seguindo esses passos será possível desenvolver um skill inovador, com conhecimento, contexto e a prática na combinação de vários processos. Se arrisque e desenvolva o seu lado criador!

Confira mais posts do Start