O que o BBB ensina sobre a responsabilidade financeira

30/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Professor Lucas Silva cita situações do programa que se encaixam no dia a dia e dá dicas de como as pessoas podem controlar mais o seu dinheiro

Quem diria que um programa de entretenimento poderia nos ensinar tanto sobre como administrar nossas finanças. O Big Brother Brasil (BBB), um dos reality shows mais conhecidos e assistidos, usa em suas dinâmicas uma moeda conhecida como estaleca.  Pegando o exemplo do dia a dia dos participantes, é possível explicar de forma simples e clara como controlar sua vida financeira.

Nos primeiros dias dentro da casa mais vigiada do Brasil, os jogadores começam com a mesma quantidade de estaleca para fazerem suas compras. Ao longo do programa são divididos em grupos e uns ficam no VIP, onde possuem mais regalias, e o resto, na xepa, onde tudo é um pouco mais difícil. O grupo desfavorecido, recebe menos moedas e precisa usar mais a cabeça na hora de fazer as compras.

A maioria já passou por algo parecido, sabe quando você vai ao mercado com a calculadora na mão? É mais ou menos assim que acontece dentro do jogo. Lá, o participante consegue ganhar mais estalecas durante as provas mas também pode perder a qualquer momento, assim como funciona aqui fora. Pensando nisso, o Professor Lucas Silva, especialista em educação financeira, elenca algumas dicas:

1 - Saiba o momento certo e como usar o seu dinheiro.

O jogador que está no VIP pode ficar mais tranquilo porque sabe que possui mais benefícios, porém, não é ele que escolhe onde fica, dessa forma, a qualquer momento ele pode estar na Xepa. O mesmo é com a gente, no momento que estamos mais tranquilos em relação ao nosso dinheiro, podemos  começar a pensar no destino dele. Onde e como investir é o primeiro passo, não é porque tem de sobra que você deve gastar sem necessidade, você deve pensar a longo prazo e garantir um futuro seguro, para quando precisar de um socorro, ter de onde tirar e ainda permanecer tranquilo.

2 -  Saiba dos riscos antes de tomar uma decisão.

No BBB,  fugir das regras como por exemplo: não fazer o Raio-X do dia, falar sem microfone entre outros  faz com que o jogador perca estalecas, correndo o risco de ficar zerado e não poder fazer suas compras.  Assim como o jogo, todo sistema financeiro possui regras e nós do mundo real precisamos estar por dentro delas para saber qual decisão tomar com assertividade.  

3 - Guarde o saldo de emergência para a hora certa

No jogo, os participantes dividem os valores na hora da compra e alguns dão mais que o outro. Saber calcular o que você tem e deixar um valor separado para casos de emergências é um ato sábio e necessário. Não gaste sem pensar, imprevistos acontecem e é sempre bom ter uma reserva financeira.

SOBRE O PROFESSOR LUCAS SILVA CERTIFICAÇÕES: A edtech Professor Lucas Silva Certificações foi fundada em 2018 pelo administrador, professor de finanças e planejador financeiro Lucas Silva. A iniciativa surgiu com o objetivo de democratizar o ensino sobre educação financeira no Brasil e preparar profissionais para atuarem neste mercado. Por meio de cursos 100% online, a edtech dá todo o suporte preparatório para que os seus alunos consigam obter aprovações nas principais certificações financeiras, como CPA-10, CPA-20, CEA, CFP®, Ancord, entre outras. Atualmente, a plataforma já aprovou mais de 42 mil profissionais. Saiba mais em: https://professorlucassilva.com.br/

Confira mais posts do Start