O que o esporte pode ensinar ao universo corporativo?

16/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

Mateus Magno é CEO da Sambatech e Samba Digital

Com a aproximação da Copa do Mundo, que começa ainda esse mês, não se fala em outra coisa que não seja álbum de figurinhas, os lanches temáticos de alguns países lançados pelo McDonald’s e, é claro, futebol. E, com o tema em alta, se intensificam as discussões sobre como ele e os esportes em geral impactam outros setores da sociedade, como a economia, saúde, varejo, educação, e universo corporativo.

Porém, ainda que o assunto fique especialmente em evidência em época de Olimpíadas e outras competições mundiais esportivas famosas, os debates focados nos benefícios e lições que a prática de esportes traz para as pessoas são extremamente pertinentes e deveriam ser tratados com mais atenção e entusiasmo.

Dentre as vantagens e aprendizados mais óbvios e amplamente discutidos, que muitas vezes estão relacionados ao bem-estar e melhora na saúde física e mental e que ajudam a combater problemas como ansiedade, depressão, crise de pânico etc, destaco também aqueles voltados à formação de caráter e valores das pessoas, que podem - e devem - ser aplicados ao mundo corporativo.

Os ensinamentos provenientes da cultura do esporte que acredito serem mais eficazes na esfera profissional são aqueles relacionados à capacidade de trabalhar em equipe, habilidade essencial em um mundo que, apesar de cada vez mais conectado, carece de interações ricas e proveitosas. Ao criar uma relação de confiança entre as pessoas e um ambiente que aproveite as melhores competências e talentos de cada um, ao final da parceria, o time será muito mais completo, integrado e produtivo.

Outra lição importante é aprender a lidar com sentimentos negativos como frustração e derrotismo, principalmente naquelas ocasiões em que tudo está dando errado e só temos vontade de desistir. É fundamental a compreensão de que eles também são normais e fazem parte de todas as jornadas da vida.

Ser disciplinado, entendendo que só por meio do treino diário e foco em autodesenvolvimento é que as vitórias virão; não ser arrogante, para que, mesmo nos momentos de sucesso, haja sempre vontade de ir além e se superar, e ter humildade, para reconhecer também o esforço e potência de colegas e concorrentes, são também aprendizados indispensáveis para o mercado de trabalho.

Além disso, outra habilidade muito valiosa é a resiliência, que permite que os profissionais sigam se reinventando quando necessário e não se deixem abater nos momentos em que os resultados não saem como o esperado. Segundo uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo ADP Research Institute em 25 países em todo o mundo, somente 15% dos trabalhadores são altamente resilientes – valor baixo frente a uma qualidade que é muito positiva para aqueles que a têm.

E vale lembrar que todas essas lições e benefícios dos esportes ajudam na vida como um todo, mas só conseguiremos realmente enraizá-los dentro de nós e verdadeiramente transmiti-los para outras áreas, a partir do momento que eles forem aplicados no dia a dia com frequência.

Confira mais posts do Start