Páscoa: entre vendas, celebrações e atrações turísticas

20/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Instituições públicas e privadas aproveitam a data para movimentar a região da Serra Gaúcha

Foto: Gabe Pierce - Unsplash
Foto: Gabe Pierce - Unsplash

Com a proximidade da Páscoa, instituições públicas e privadas passam a promover uma série de iniciativas, tanto para fins comerciais como para fins sociais. As expectativas para o mercado são positivas, e o esperado é que haja uma movimentação maior do que em 2022, visto que a data comemorativa vai pela primeira vez retornar 100% das atividades, sem resquícios da pandemia de Covid-19. 

O feriado santo é palco não apenas para as comemorações religiosas, mas para a movimentação econômica das empresas produtoras de chocolate e, principalmente, para quem move a energia alegre do mundo, as crianças. A Páscoa cristã é uma das celebrações mais importantes para o cristianismo, representando a ressurreição de Jesus Cristo.

Nesse período, são iniciadas uma série de atividades religiosas como forma de reverência e homenagem aos acontecimentos que envolvem o filho de Deus, conforme explicado nos documentos sagrados. Já para o comércio, a festa significa um aumento nas vendas de doces e chocolates, como é o caso da empresa gramadense, Prawer.

A Prawer é a fábrica de chocolates mais antiga da Serra Gaúcha e a primeira fábrica artesanal de chocolates do Brasil. Ela foi fundada em 1975 por Jayme Prawer, que se inspirou nas fábricas de chocolate de Bariloche. Em 2012, a empresa passou a ser comandada pela família Brock, que investiu em inovação para impulsionar ainda mais os negócios no segmento de chocolates.

Foto: Acervo Prawer

Com quase 50 anos de história, a essência da marca ainda permanece a mesma, com foco em sofisticação, arte, dedicação e amor pela produção de chocolates. Assim como ocorre a preparação das empresas com as movimentações de datas comemorativas de Natal, a Páscoa também carrega oportunidades para que os negócios aumentem a produção e, consequentemente, vendam mais do que o esperado.

Nesse momento, é hora de se preparar para atender às demandas da população. Em 2022, uma matéria publicada pela Gaúcha ZH mostrou que a produção de chocolates de Páscoa em Gramado representa em torno de 30% do total de produção do ano. Para o gerente comercial, Gabriel Brock, há uma perspectiva de 5% de aumento em 2023, devido a inflação de março que impacta diretamente os produtos do varejo.

“Focamos em ações especiais dentro dos pontos de venda, lojas físicas, empórios e hotéis. Também temos uma linha específica para supermercados onde proporcionamos degustações. Focamos no marketing online para venda do e-commerce em todo Brasil”, comenta Gabriel.

Para as ações na cidade, a empresa participa, em parceria com a Associação Evangelística Deive Leonardo, da ação de chocolates em forma de cordeiro de Páscoa, que remete à temática cristã das comemorações. A ação é destinada para crianças carentes como forma de ação social dentro das comunidades.

Para Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur - autarquia municipal responsável por grandes eventos de Gramado, a Semana Santa é um dos principais períodos de movimentação turística na Serra Gaúcha. Durante o feriado de Páscoa, a região tem a maior taxa de ocupação hoteleira e o melhor ticket médio. O esperado é que o município receba cerca de 400 mil pessoas ao longo dos 30 dias de programação.

A Páscoa de 2023 em Gramado ganha uma programação ainda mais especial, visto que será o primeiro ano sem os resquícios da pandemia de Covid-19. A programação teve início no dia 09 de março e vai até o dia 09 de abril. Além disso, o município oferece uma decoração atrativa e uma série de atrações, a maioria gratuitas. Como exemplo, podemos citar o Reino Mágico da Páscoa, um espetáculo criado para atrair o público adulto e infantil, localizado na Rua Coberta.

Outro espetáculo gratuito que acontece durante esse período é a Vila de Páscoa, realizado na Praça das Etnias. O espaço funciona diariamente com comercialização de produtos artesanais, praça de alimentação e paradas artísticas aos finais de semana. Podemos citar também a Parada de Páscoa, uma atração que acontece nos finais de semana, às 15h, na Avenida Borges de Medeiros.

Além de todas as atrações programadas para a Páscoa em Gramado, o município também promove oficinas gratuitas em parceria com o Senac e outras entidades. Para este ano, Diego comenta que o esperado é aumentar significativamente a movimentação, em relação ao ano passado. 

Com o aumento da movimentação, a gente aumenta a taxa de ocupação hoteleira, a visitação em parques e restaurantes e, em consequência, aumenta a comercialização, principalmente dos nossos chocolates. O evento contribui para rodar toda a nossa economia. Nossa programação é para todos, para toda a família. Turistas e comunidade podem participar. No espetáculo O Reino Mágico de Páscoa, estamos recebendo gratuitamente todas as escolas de Gramado, justamente com a proposta de inserir a comunidade no evento”, pontua Diego.
Diego Scariot - Diretor de Eventos da Gramadotur | Foto: Arquivo pessoal

Outra programação especial que não deve ser esquecida durante esse período são as ações religiosas. Para Diego, o aspecto religioso também é fundamental na celebração da Páscoa. A GramadoTur realizará duas procissões especiais, a Procissão de Ramos, que acontecerá no domingo, 02 de abril, e a Procissão dos Passos, que está programada para a Sexta-feira Santa, 07 de abril. As celebrações ocorrem ao ar livre ao longo da avenida Borges de Medeiros, envolvendo toda a comunidade católica do município.

A Páscoa no Jardim da Serra Gaúcha

Há cerca de 35 km de Gramado, a cidade de Nova Petrópolis também prepara uma série de atividades e programações especiais para celebrar o período de Páscoa, tanto para os adultos, como para as crianças. A cidade tipicamente alemã carrega consigo os costumes e a representatividade da cultura germânica que foi uma das principais da identidade cultural da cidade, que perpetua até hoje.

O título de Jardim da Serra Gaúcha foi dado devido aos vastos campos floridos espalhados pela cidade, além dos pontos turísticos da cidade. Entre os principais pontos da cidade estão o Pinheiro Multissecular, Parque Ninho das Águias, e o Labirinto Verde, localizado na Praça das Flores, praça central da cidade.

É na Praça das Flores que acontecem boa parte das ações de Páscoa produzidas pela Prefeitura Municipal da Cidade, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. O município realiza o evento Magia da Páscoa, que oferece uma série de atrações gratuitas na Rua Coberta de Nova Petrópolis e na praça central. Algumas atrações também acontecem em outros pontos espalhados pela cidade.

Entre as atrações promovidas pelo município, além da Magia da Páscoa, podemos citar a Feira de Páscoa, que ocorre na Rua coberta, e apresentações artísticas e teatrais, como o Rastro do Coelho e a Caminhada da Colheita da Macela. Outra atividade que será realizada exclusivamente para o público infantil é a recreação e maquiagem artística.

Evento de abertura da Magia da Páscoa | Fotos 50mm

Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, todas as ações possuem um atrativo social e econômico para a cidade. Assim como outras datas comemorativas religiosas, as celebrações envolvem toda a comunidade religiosa do município, com missas especiais, cultos, e outras atividades para enriquecer a programação e convidar a comunidade a se envolver nas atividades.

“As expectativas são muito positivas, visto que a Magia da Páscoa de 2022 foi sucesso de público. Estávamos saindo do período de pandemia e conseguimos oferecer um evento na medida exata daquilo que o público estava procurando. Em 2023 iremos ampliar os atrativos e acreditamos que será novamente um sucesso. Todo esse conjunto de ações, onde procuramos desenvolver um evento realmente voltado para as crianças e as famílias, traz o real encantamento que queremos trazer com a Magia da Páscoa”, finaliza Rodrigo.

Confira mais posts do Start