Personalização com dados transforma experiências e produtos
BonifiQ e Noz Comunidades mostram como a personalização é a chave para o sucesso no relacionamento com o cliente e na eficiência operacional
No cenário atual, em que as expectativas dos consumidores estão cada vez mais altas e personalizadas, as empresas enfrentam o desafio de criar produtos e experiências que vão além do padrão e atendam às necessidades específicas de cada cliente. A personalização, antes vista como um diferencial, tornou-se essencial para empresas que buscam não apenas atrair, mas também fidelizar seus consumidores.
É nesse contexto que surgem iniciativas inovadoras como as da BonifiQ e da Noz Comunidades, duas empresas que têm se destacado por utilizar dados de maneira estratégica para oferecer soluções personalizadas. Enquanto a BonifiQ desenvolve programas de pontos e cashback adaptados às necessidades individuais de cada negócio, a Noz Comunidades cria experiências gamificadas que conectam marcas e consumidores de forma única e envolvente.
Vinicius Fagundes, CEO da BonifiQ, destaca que a ideia de criar uma ferramenta de programa de pontos e cashback totalmente personalizável surgiu da necessidade de resolver duas grandes dores do varejo: como aumentar os lucros e reduzir os custos operacionais. Ele afirma que, em um momento em que os gastos com marketing digital estão cada vez maiores, a efetividade desses investimentos nem sempre é garantida. Ele destaca que, por meio de um programa de fidelidade bem estruturado, conseguem diminuir os custos dos clientes e gerar mais vendas de maneira sustentável. Vinícius compartilha que a personalização da experiência e um programa de recompensas bem estruturado torna o produto da empresa ainda mais atraente.
"Por exemplo, podemos oferecer descontos em produtos que o cliente compra com frequência ou mesmo um brinde exclusivo. Outro exemplo é o acesso antecipado a lançamentos, que traz uma sensação de exclusividade e enriquece a experiência do cliente. A BonifiQ foi criada exatamente para facilitar essa implementação, oferecendo uma solução fácil de configurar e usar, que permite ao lojista personalizar sua estratégia de loyalty e acompanhar os resultados com o apoio de um time de especialistas", ressalta Vinicius.
Ele explica que a personalização baseada em dados é um ativo importante para a lealdade do cliente e o sucesso a longo prazo do negócio. Segundo ele, os dados são capazes de evidenciar exatamente o que os consumidores valorizam, permitindo entregar recompensas 100% personalizadas. Dessa forma, ele explica que o cliente se sente valorizado e tende a comprar novamente, gastar mais ou indicar a marca para amigos.
Vinicius destaca ainda que a personalização é uma tendência crescente de proximidade com o consumidor. Por esse motivo, a BonifiQ já está se comprometendo em desenvolver novas funcionalidades que permitirão ao varejista ter uma visão ainda mais detalhada de seus clientes, atuando de forma preditiva e assertiva.
Raquel Sodré, CEO da Noz Comunidades, explica que a plataforma utiliza dados de uso e engajamento dos usuários para criar experiências personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente. Ela destaca que a Noz analisa o comportamento dos usuários, como interações e visualizações de conteúdo, para ajustar a comunicação, segmentar o público e personalizar mensagens, cursos e eventos. Segundo ela, esses insights permitem que a Noz personalize a comunicação, maximizando o engajamento e a eficiência.
Ela explica que os desafios na coleta e utilização de dados incluem garantir a precisão e qualidade dos dados, além de respeitar a privacidade dos usuários e as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD. Segundo ela, manter o equilíbrio entre a coleta eficaz de dados e o respeito à privacidade dos usuários é um dos nossos principais desafios.
Raquel aponta que a personalização também melhora a colaboração e produtividade das equipes que utilizam a Noz, por isso, a empresa busca oferecer soluções segmentadas, como notificações personalizadas e recomendações de conteúdo e treinamentos relevantes, baseadas em dados de interações e pesquisas feitas na plataforma.
"Seguimos todas as normas legais, como a LGPD, para proteger as informações dos usuários e garantir que elas sejam usadas apenas para melhorar a experiência na plataforma. Com a personalização, os membros de cada marca estão inseridos em um ambiente de comunicação totalmente aderente ao seu contexto, o que aumenta o engajamento e melhora a experiência geral dos usuários", compartilha Raquel.