Plano de expansão internacional da Linus alcança mais de 40 PDVs fora do Brasil

31/10/24
|
Publicado por 
Redação Start

Marca de lifestyle sustentável já está presente em países como Austrália e Itália

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Case de sucesso no mercado brasileiro, a Linus é a marca de lifestyle sustentável criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional. Em apenas 6 anos, a empresa se tornou referência de modelo sustentável no setor, incluindo a presença em varejistas como Cia Marítima, Khelf, Imaginarium e Pipe Content House. Agora, a expectativa é atingir, até  o final de 2024, mais de 450 pontos físicos no Brasil e 50 PDVs no mercado internacional, ampliando a presença em países como Austrália, Nova Zelândia, Chile, Uruguai, Peru e Dubai.

Segundo Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus, atuam nessa expansão os responsáveis pela internacionalização de grandes marcas. “Sempre escolhemos cuidadosamente nossos parceiros. Estamos percebendo um processo mais fluido e uma entrada facilitada nesses mercados pela reputação dos profissionais envolvidos”, afirma Isabela.

A escolha de investir na internacionalização para países como Austrália e Holanda, segundo Isabela, deve-se às semelhanças climáticas entre esses países e o Brasil, além do poder de compra. Em maio, Isabela esteve em Shenzen, na China, onde a Linus foi eleita pelo programa Cartier Women’s Initiative, prêmio global voltado a empreendedoras de negócios de impacto social e ambiental, a principal marca de impacto social e ambiental do Brasil e a segunda da América Latina. Antes disso, a empreendedora já havia participado da New York Fashion Week e Cúpula das Américas, eventos que alçaram a marca a uma visibilidade internacional.

No relatório do Euromonitor, principal fornecedora de pesquisa de mercados globais, a Linus também foi reconhecida como um dos principais cases de calçadistas do Brasil. Esses reconhecimentos, atrelados ao investimento da marca no e-commerce e pontos físicos no Brasil e no mundo, fizeram a empresa crescer ao ponto de precisar de um novo escritório. Inaugurado em julho, o novo escritório da marca acomoda a nova operação também em Pinheiros, em dois andares. A Casa Linus, antigo escritório da marca, terá a parte antes destinada ao escritório integrado com a loja, aumentando o espaço físico da única loja própria da marca, que recebe também eventos culturais.

Quando perguntada sobre sonhos e expectativas, Isabela revela que o objetivo com a Linus é transformar o mercado. “Se a consciência de consumo e a preocupação com o bem-estar das pessoas e do planeta estiverem restritas apenas a Linus, o planeta vai colapsar”, reconhece Isabela. “Nosso objetivo é continuar sendo um agente de mudança no segmento de bens de consumo, provando que é possível ter como cerne a sustentabilidade, enquanto sendo rentável. Nunca captamos investimento e temos um negócio saudável financeiramente. Temos muito orgulho em dizer que não temos nenhum projeto parado por falta de capital - ao contrário: estamos investindo em P&D, time, estrutura e outros projetos mais voltados para ESG. Queremos que as grandes marcas continuem se inspirando na Linus”, finaliza.

Confira mais posts do Start