Por que as healthtechs e operadoras de saúde devem investir em Embedded Finance?

21/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Você já ouviu falar em Embedded Finance? A nova tecnologia permite que você insira ou agregue serviços financeiros em sua operação sem tirar e/ou perder o core business. Traduzindo livremente, o termo significa “finanças embutidas” e o mais interessante é que não se restringe apenas ao setor financeiro.

Segundo o estudo divulgado pela Deloitte, o Embedded Finance poderá gerar receita adicional de cerca de R$24 bilhões até 2026 para os setores de varejo, bens de consumo e outros serviços que movimentam cerca de 35% do PIB brasileiro. Além do setor, a área de saúde aposta cada vez mais na gestão utilizando essa nova tecnologia.

Para entender melhor o porquê as healthtechs e operadoras de saúde devem investir nesse tipo de serviço financeiro a Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs, que atua sob o modelo Bank as a service, Maria Cristina Kopacek, listou quatro dicas. Confira.

Intermediação financeira Grande parte das healthtechs atua como uma plataforma que conecta usuários (nesse caso vidas) à clínicas e prestadores de serviço de saúde, atuando como um marketplace. Por meio dessas plataformas circula um grande montante em consultas, procedimentos e exames que é processado normalmente por sub-adquirentes ou instituições bancárias tradicionais.

Existe então, uma enorme oportunidade para esses players se posicionarem enquanto intermediador financeiro e não só conectar usuário e prestador, mas também realizar a transação financeira entre eles. Oferecendo esse tipo de solução, a healthtech/operador proporciona uma experiência de uso muito melhor, com muito menos fricção e além disso, tem a possibilidade de gerar receita a partir dessa intermediação.

Automatização do fluxo de pagamentos de reembolso

Operadoras de saúde e clínicas possuem um fluxo de reembolso com os planos de saúde que hoje na maioria das vezes é feito de forma manual. Com uma infraestrutura de embedded finance é possível automatizar todo esse processo por meio de APIs e automatizar os pagamentos de acordo com as regras de reembolso.

Financiamentos

Existe uma grande oportunidade no mercado de saúde quando falamos de financiamento de cirurgias e procedimentos, especialmente as cirurgias eletivas e tratamentos estéticos para o público que não tem acesso aos grandes planos de saúde.

Antecipação para médicos e clínicas

Médicos e profissionais da saúde são impactados por um fluxo de recebimento que muitas vezes se estende por mais de 60 dias, principalmente quando falamos do recebimento de plantões médicos pagos pelas prefeituras. Existe aí uma oportunidade de antecipar esses recebíveis para o médico cobrando um deságio sobre a operação.

Sobre a Idez: Primeira fintech especializada em serviços financeiros para PMEs, que atua sob o modelo Bank as a service. Com mais de 60 clientes em seu portfólio, a fintech atua por meio de uma plataforma hiperpersonalizada, suporte técnico constante e processo de onboarding completo por um time de CS de alta qualidade, oferecendo soluções customizadas para cada necessidade, como Cashback, PIX, Crédito consignado privado, Antecipação de recebíveis, gestão de pagamentos, entre outras.

Confira mais posts do Start