Por que os dias passam mais rápido?

11/10/23
|
Publicado por 
Marcus Rossi

A aceleração do tempo e a nossa relação com o presente e o futuro

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Você já teve a sensação de que o tempo passa rápido demais? Isso pode ser explicado pela forma como absorvemos as horas dos nossos dias e também pelos estímulos que nos cercam. Mesmo que todos os dias tenham igualmente 24 horas, alguns parecem voar mais do que outros. Afinal, entra em jogo aqui o fato de que não é o tempo em si que muda e sim a nossa forma de senti-lo. 

O dia a dia faz com que essa sensação seja acelerada constantemente. Isso acontece por uma série de fatores que, por vezes, podemos controlar e, por outras, acabam ficando fora do nosso alcance.

Obviamente, o avanço da tecnologia desempenha um papel importante na aceleração do tempo. Vivemos em uma era de informações instantâneas e comunicação constante. Isso cria uma sensação de urgência e impaciência, tornando-nos menos propensos a curtir o momento presente.

Estamos sempre nos movendo para o próximo evento, para a próxima notificação, para o próximo objetivo, sem dar tempo para refletir sobre o presente. Portanto, a aceleração do tempo também pode ser atribuída ao estilo de vida acelerado que muitos de nós levamos. As pressões do trabalho e das responsabilidades cotidianas podem fazer com que os dias passem rapidamente enquanto corremos de uma tarefa para outra. A sensação de que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que queremos pode contribuir para a percepção de que o tempo está voando.

Você já notou como deixamos cada vez mais de lado a atenção para as coisas mais simples e que se passam de forma mais devagar? Olhar para a natureza, por exemplo, muitas vezes parece ser algo tedioso. Sentimos isso justamente porque essas coisas se desenrolam calmamente, diferentemente do nosso cotidiano. 

Por outro lado, temos mais um fator que fez mudarmos a forma de sentir o tempo passar. Conforme fomos crescendo, a tecnologia foi crescendo com a gente e facilitando processos. Coisas que antigamente demoravam muito para fazer, agora são resolvidas em segundos. Alguns anos atrás, falar com alguém quando precisávamos envolvia uma série de passos. Hoje, nos conectamos com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Isso naturalmente também nos acelera. Afinal, tudo é resolvido rapidamente e simultaneamente.

Mais uma coisa que fazemos é nos concentrar pouco no presente e muito no futuro. Estamos sempre projetando o que faremos em seguida, e este é um dos fatores que podemos mudar para melhorar a nossa relação com o tempo. 

Podemos nos desconectar de passatempos acelerados, como utilizar redes sociais desenfreadamente, e nos conectar com afazeres que nos acalmem e que nos tragam para o presente, como ler um livro, tomar um café sem o celular, curtir as pessoas sem telas por perto. 

Nem sempre podemos desacelerar nossos dias, mas às vezes podemos prestar mais atenção no tempo que dedicamos para os nossos projetos e como isso nos afeta.

Confira mais posts do Start