Programa de empreendedorismo feminino Sebrae Delas chega a Gramado

18/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

A iniciativa tem como objetivo impulsionar negócios liderados por mulheres por meio de mentoria especializada

Com a capacidade de perceber problemas, necessidades e gerar negócios por meio das oportunidades, o empreendedorismo busca desenvolver soluções e investir na criação de produtos ou serviços para a sociedade. Essa realidade atinge pessoas há séculos, mas foi só em 1942, quando o economista e teórico Joseph Alois Schumpeter publicou uma teoria que explica o termo “empreendedorismo” que foi dado pelo economista austríaco Joseph Alois Schumpeter. 

Na teoria, ele explica o empreendedorismo (criação de produtos, serviços ou empresas inovadoras) como uma resposta a uma necessidade do consumidor percebida pelo empreendedor. No conceito dado pelo teórico Joseph Schumpeter, o empreendedorismo está diretamente associado à inovação. O empreendedorismo é uma forma de gerar oportunidades para pessoas comuns ganharem uma renda primária ou secundária.

Para apoiar os empreendedores, o Sebrae é uma instituição que surge com o intuito de impulsionar os negócios, por meio de apoio especializado e recursos financeiros. A partir disso, o Sebrae criou um programa de apoio ao empreendedorismo feminino, presente em todo o Brasil, chamado Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso), que se classifica como um programa de aceleração de negócios liderados por mulheres.

Em Gramado, a iniciativa chegou por meio de uma parceria entre a Prefeitura da cidade e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais. Foi pela Prefeitura que a empreendedora Cláudia Pires passou por um processo de aperfeiçoamento do seu negócio, a Saboneteria Gramado. O negócio teve início em 2018, quando Cláudia percebeu a infelicidade na sua profissão de designer de interiores.

A Saboneteria Gramado nasceu a partir do desejo de oferecer produtos menos industrializados para o consumidor. A empresária afirma que a ideia de implantar um negócio de saboaria artesanal é conseguir gerar ao máximo de pessoas a consciência e o autocuidado, levando para o banho um momento de relaxamento. Atualmente, a empresa oferece os serviços 100% online.

Apesar de estar no mercado desde 2018, a empresa está dentro do programa de incubação do Sebrae Delas há poucos meses. A empresa recebe todas as ferramentas de mentoria para crescer e se consolidar no mercado. Cláudia fala que a procura pelos produtos da empresa cresce gradativamente, seguindo uma tendência de consumo cada vez mais frequente de produtos naturais e sustentáveis.

O programa Sebrae Delas funciona por meio de uma imersão no universo do empreendedorismo que dura em média seis meses, onde os mentores orientam as participantes que querem desenvolver os seus negócios. Durante o processo, são passados uma série de conhecimentos, desde a construção do propósito, missão, visão e valores, comunicação da empresa em geral, até questões financeiras e administrativas.

“Soube do programa Sebrae Delas, por meio da Secretaria de Inovação, da Prefeitura de Gramado, do Sine, e da Sala do Empreendedor. Estes setores são impecáveis em prestar atendimento e dar todo o suporte e atenção que um pequeno empreendedor precisa para alavancar seus negócios. Uma vez li uma frase que dizia assim: tudo que fizer, faça com amor”, conclui Cláudia.

Outro negócio que possui apoio do programa Sebrae Delas é a empresa de produtos naturais e velas aromáticas Devitê. A proprietária do negócio, Viviane Kremer, sempre foi fascinada por ervas medicinais e pelo poder curativo que elas têm. A empreendedora utilizava pomadas, cremes e remédios produzidos por ela mesma com extrato de plantas e insumos retirados da terra, o que acabou despertando o interesse das suas amigas.

Mas foi só durante a pandemia que Viviane passou a expor e vender seus produtos em uma rede social, e se tornou oficialmente a Devitê. Com uma linha de produtos bem definida, ela produz sabonetes naturais, difusores de ambiente saudáveis, kits de poções, sais e óleos de banho. O objetivo dos produtos é transformar a vibração energética pessoal de cada cliente e tornar os ambientes saudáveis.

A empreendedora afirma que a região de Gramado inspira calma e tranquilidade, que é tomada principalmente pela energia encantadora que a cidade oferece. A partir disso, Viviane definiu a sua empresa como: rústica, delicada, cuidadosa e comprometida com o meio ambiente. Os produtos são embalados com materiais recicláveis e biodegradáveis, que se alinham com o propósito da empresa.

“Cada produto tem a cara da Devitê, que tem em seu nome o lema: DEvocão a VIda e a TErra”, fala Viviane.

Sobre o programa de apoio ao empreendedorismo feminino, Viviane conta que foi convidada a participar do projeto por duas amigas que estão inseridas no setor público da cidade. Ela acredita que o projeto tem sido uma ótima ferramenta para entender o mercado em que ela está inserida. Em cada etapa do processo, os mentores orientam as participantes e levam dinâmicas reais da rotina do empreendedor. Atualmente, as participantes passam pela etapa de análise e preenchimento de ferramentas oferecidas pela TXM, que irão orientar na preparação e conclusão do Pitch. 

“Agora com esta iniciativa de fomento, suporte e apoio ao empreendedorismo feminino junto do Sebrae, torna Gramado mais respeitável ainda pra mim. As mulheres vêm investindo e assumindo cargos cada vez mais importantes em nossa sociedade. E, quando podemos dividir conhecimentos e partilhar sucesso, tornamos possível a realização de sonhos e construímos um futuro melhor para todos nós”, finaliza Viviane.

Outra empresa apoiada pelo Sebrae Delas é o negócio familiar Oliveira Moraes, que oferece serviços de limpezas, faxinas, pós-obras e camareiras. A rotina de trabalho de hotéis e comércios em Gramado é exaustiva para boa parte das pessoas que moram e trabalham na cidade e, para Estela, proprietária da empresa, não era diferente. A empresária e o marido viviam uma vida dupla entre trabalhar e cuidar das duas filhas Rebeca e Lídia, que tinha uma neuropatia congênita e autismo, sintomas que necessitam de tratamento intensivo.

Por ser uma cidade do interior, boa parte dos tratamentos que a filha precisava fazer estavam em cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul, o que tornava tudo mais difícil para o casal. Após oferecer os serviços de limpeza para enfermeiras do hospital em que a filha estava internada, Estela começou a idealizar uma empresa que oferecesse serviços daquilo em que ela era especializada. 

Com o falecimento da filha Lídia, em janeiro de 2017, Estela passou a lutar ainda mais por seus objetivos, com dignidade e cabeça erguida, enxergando toda a possibilidade do negócio. Então, em 2018, a empresária abriu oficialmente a empresa Oliveira Moraes, que passou a ser um sucesso mesmo com uma jornada difícil para a família. 

Com alguns clientes fixos há mais de dez anos, a empresária passou a convidar parceiras para trabalhar com ela, mas percebeu que a preferência se mantinha sempre pelos serviços que a mesma oferecia. Então, ela começou a organizar um treinamento para que as parceiras de trabalho conseguissem manter um padrão de serviços. 

A participação da empresária no programa Sebrae Delas é uma forma de adquirir ainda mais conhecimento, para enriquecer o negócio com estratégias específicas para o empreendedor avançar.

Atualmente, a empresa atende residências, estabelecimentos comerciais e hotéis em toda a cidade, com uma equipe especializada. Em 2022, a empresa assumiu a governança de um hotel em Gramado, o que demonstra o sucesso da empresa, descrito pela empresária como algo trabalhoso e satisfatório. 

Confira mais posts do Start