Saiba como sair do vermelho e iniciar um novo plano financeiro, mesmo ganhando pouco

20/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Professor Lucas Silva ensina dicas para evitar as fadigas financeiras

Foto: Micheile Henderson - Unsplash
Foto: Micheile Henderson - Unsplash

Com os preços cada vez mais altos, o ano de 2023 irá requerer ainda mais atenção com as finanças pessoais. De acordo com a  Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as dívidas das famílias em 2022 aumentou de forma expressiva, superando os anos anteriores, com uma parcela de 77,9%.

Na maioria dos casos, o principal motivo para chegar a essa situação é a falta de planejamento. De olho nesse cenário, o educador financeiro Lucas Silva, fundador da edtech Professor Lucas Silva Certificações, elenca algumas dicas para quem deseja sair do vermelho e tomar as rédeas da sua vida financeira. Veja a seguir:

- Não tenha medo de encarar os problemas: Muitas vezes nos encontramos mergulhados nas dívidas e não encontramos saída. Para iniciar, é importante colocá-las na mesa para saber por onde começar. Isso pode diminuir até a ansiedade, porque estará sob o seu controle. Separando as dívidas, verifique as prioridades e crie um plano para pegá-las. Corte gastos desnecessários para o momento e junte o máximo de dinheiro que conseguir, até chegar no seu objetivo.  

- Cuidado com o cartão de crédito: Este pode ser o seu melhor ou pior amigo, basta saber usar. A dica é parcelar somente aquilo que for muito necessário e verificar se a sua renda condiz com o seu gasto. Acumular parcelas nunca é um bom caminho, isso deixará sua fatura carregada e você só vai perceber quando as coisas apertarem. Por isso, tenha controle e fique sempre atento nas faturas dos meses seguintes para saber quanto pode gastar.

- Seja organizado: Pode até parecer batido, mas ter um planejamento sempre será o melhor caminho para alcançar o sucesso financeiro. Minha dica é montar um plano que contenha despesas fixas: aluguel, internet, prestações de carro e casa, escola do filho, faculdade, entre outros. Despesas variáveis: luz, água, gás. Despesas extras:  quando o carro quebra, quando a casa precisa de alguma manutenção inesperada e até um imprevisto com a saúde. Por último, mas não menos importante, separe um pouco de dinheiro para o seu momento de diversão, uma viagem ou qualquer outra meta.

O professor reforça o quão importante é as pessoas se organizarem para ter um conforto financeiro em meio a crise. “Seguindo estas dicas, é muito provável que as dívidas sejam eliminadas ou que diminuam com o tempo Educação financeira é essencial para evitar gastos excessivos com coisas desnecessárias”, finaliza.

SOBRE O PROFESSOR LUCAS SILVA CERTIFICAÇÕES: A edtech Professor Lucas Silva Certificações foi fundada em 2018 pelo administrador, professor de finanças e planejador financeiro Lucas Silva. A iniciativa surgiu com o objetivo de democratizar o ensino sobre educação financeira no Brasil e preparar profissionais para atuarem neste mercado. Por meio de cursos 100% online, a edtech dá todo o suporte preparatório para que os seus alunos consigam obter aprovações nas principais certificações financeiras, como CPA-10, CPA-20, CEA, CFP®, Ancord, entre outras. Atualmente, a plataforma já aprovou mais de 45 mil profissionais. Saiba mais em: https://professorlucassilva.com.br/

Confira mais posts do Start