Saiba de que forma a tecnologia tem redefinido o setor de saúde

3/2/23
|
Publicado por 
Redação Start

Conheça as healthtech que utilizam a tecnologia para criar soluções para a área da saúde

Em um mundo que passa por constantes evoluções, a tecnologia e a inovação se mostram como ferramentas que podem transformar e melhorar a rotina das pessoas. Essa realidade pode ser observada desde as coisas mais simples até as mais complexas, e está presente nos mais variados setores do mercado. Atualmente, viver sem a tecnologia é algo inimaginável para muitas pessoas, principalmente quando falamos de saúde.

Nos séculos passados, os tratamentos médicos eram feitos em sua maioria baseados em conhecimentos superficiais acerca do corpo humano e as suas necessidades. Em diferentes países e continentes, as práticas médicas eram diferentes, como fala o artigo Fé e a Ciência: a Medicina na Idade Média, de Antonio Tadeu Fernandes, que aborda os métodos da medicina árabe, bizantina e europeia.

Muitos procedimentos realizados na época são considerados hoje em dia como ineficazes. Mas com o avanço do conhecimento científico e com a chegada da tecnologia na sociedade, esses métodos foram se transformando ao longo do tempo. Até pouco tempo atrás, uma consulta com um médico pela internet era algo totalmente do futuro. Mas esse futuro chegou, e promete evoluir cada vez mais o setor.

Após a pandemia de Covid-19, a transformação digital se consolidou ainda mais no mercado mundial, dando o pontapé inicial para várias empresas com cunho tecnológico e científico. A tecnologia é a estratégia principal para a melhoria dos processos na saúde, a partir do momento em que a experiência do paciente é colocada em primeiro lugar.

Pensando em inovar no segmento, a Doctoralia surgiu no mercado para trazer soluções aos problemas presentes no setor, principalmente quando falamos da jornada do paciente. A partir disso, a empresa desenvolveu uma plataforma que oferece soluções de impacto para essa jornada. No cenário atual, a procura por informações na internet é natural. Quem nunca sentiu um sintoma específico e foi buscar o diagnóstico no Google? Porém, sabemos que nem sempre as fontes são confiáveis.

Outra questão de grande relevância é a busca por profissionais qualificados. Como podemos saber se aquele médico que encontramos é realmente um profissional especializado naquilo que procuramos? Por isso, a Doctoralia surgiu com uma ferramenta que pudesse solucionar esses problemas, desde a jornada de busca, até o agendamento de uma consulta e a avaliação do profissional. A plataforma veio para melhorar também a rotina daquelas pessoas que têm uma vida corrida e precisam de soluções rápidas sem deixar de lado os cuidados com a saúde.

As ferramentas tecnológicas são necessárias para melhorar a experiência do paciente e a eficiência do profissional e serviços de saúde. A Doctoralia é líder mundial em conectar profissionais de saúde com pacientes, tornando a experiência mais rápida e humana. A plataforma oferece uma série de serviços para especialistas, clínicas e hospitais, como o perfil marketplace, agendamento de consultas pela internet e telemedicina.

O negócio permite que o profissional consiga criar um perfil básico para iniciar a sua presença digital, ou um perfil premium, com foco em otimizar a gestão do consultório e o fluxo de pacientes. Entre as especialidades mais buscadas na plataforma podemos citar a Psicologia, ocupando o primeiro lugar com mais de 1.500.000 bookings, Ginecologia e Obstetrícia com mais de 1.100.000 bookings, Psiquiatria com mais de 850.000 acessos, Ortopedia com mais ou menos 750.000 acessos e Odontologia com aproximadamente 700.000 bookings em 2022.

Para Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Peru e Chile, a plataforma recebe mais de 32 milhões de acessos no marketplace a cada mês. As buscas surgem de todas as regiões do país, por isso, a equipe da empresa analisa a demanda e busca suprir as necessidades com objetivo de melhorar a experiência do paciente.

“A Doctoralia é o maior marketplace de saúde do Brasil e está presente em todos os estados do país. São Paulo é o estado com a maior taxa de agendamento de consultas, seguido do Rio de Janeiro e de Curitiba, no Paraná. Para medir o nível de satisfação dos pacientes, disponibilizamos avaliações após as consultas e realizamos a pesquisa de NPS e CSAT com os usuários. Em 2022, 97.31% das opiniões recebidas de pacientes foram positivas”, diz Cadu Lopes.

Por meio da Doctoralia, os pacientes podem buscar por profissionais aplicando filtros de cidades, especialidades, convênios e até modalidade de consulta, seja presencial, virtual ou telemedicina. Após o processo de busca, o paciente tem a possibilidade de agendar pela própria plataforma. Antes da consulta, o paciente recebe um e-mail ou uma mensagem de confirmação com instruções específicas para a consulta.

Cadu fala ainda sobre a importância dos serviços da Doctoralia aliado às mudanças que a tecnologia está trazendo para setores de mercado, como exemplo podemos citar o iFood no setor alimentício e Uber no setor de transportes. 

Outra empresa que foca em oferecer serviços para otimizar os processos de saúde é a Medictalks, plataforma presente em todo o Brasil e também em países como Estados Unidos, Portugal e Argentina. A plataforma digital possui acesso gratuito a conteúdos criados por médicos especializados para outros médicos. O propósito do negócio é compartilhar experiências reais e conhecimento científico atualizado.

Por meio de videoaulas, cursos, artigos, webinars e podcasts, a plataforma surge como uma forma de democratizar o acesso a informações científicas de fontes confiáveis. O negócio busca  contribuir e ampliar o conhecimento médico para todo o Brasil e para os países onde a healthtech está presente.

Para André Brandão, CEO da Medictalks, a plataforma surgiu para ser um meio educacional para médicos e profissionais de saúde que buscam conhecimentos relevantes para o setor. De forma totalmente online e gratuita, o negócio atua para potencializar a carreira médica, ajudando na atualização de diagnósticos e tratamentos de doenças pouco conhecidas.

“Nós buscamos profissionais de referência, capacitados para coordenar ou palestrar sobre um determinado assunto. Para isso, fazemos uma triagem (lattes, CRM etc), entrevistamos a pessoa e depois validamos com nosso gerente médico, Dr. Alexandre Naime Barbosa (médico infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia). Ele valida esse profissional para se tornar um parceiro da Medictalks”, explica André.

Confira mais posts do Start