Sexy Canvas: metodologia analisa pontos fortes e fracos das marcas
Andre Diamand, criador da ferramenta, explica que o Sexy Canvas estuda a mentalidade dos clientes

Uma ferramenta que analisa as sensações que um produto ou marca provocam no ser humano. Esse é o Sexy Canvas, metodologia que questiona a essência e os posicionamentos das empresas, buscando criar ou remodelar produtos/serviços que encantam e que vendem mais.
Conforme o criador da metodologia, Andre Diamand, trata-se de um elo entre business, psicologia, biologia e religião. Tudo é mesclado em uma ferramenta única que tem como diferencial entender a cabeça do ser humano, agradando o cliente que quer consumir e gerando vendas para as marcas.
O Sexy Canvas serve para empresas de todos os tamanhos e setores, sejam elas físicas ou virtuais. “É quase uma filosofia que tenta entender a cabeça dos clientes, de forma a otimizar que novos e antigos produtos obtenham mais sucesso e mais venda”, afirma.
Criação do Sexy Canvas
Andre Diamand se define como um nerd, que começou a programar aos sete anos e criou seu primeiro jogo aos oito. Aos 11, teve seu primeiro negócio, que foi apenas o começo de uma grande trajetória empreendedora. Passou também pela IBM, foi investidor anjo, até que em 2009 começou a se dedicar ao fomento do empreendedorismo no Brasil.

A partir daí, começou a dedicar na criação da metodologia inovadora chamada Sexy Canvas. Desenvolvida por ele no Brasil, a ferramenta busca entender a cabeça do cliente, deixando os produtos e serviços mais sexies, desde o processo de criação ou remodelação dos mesmos.
Essa metodologia se diferencia das demais por não ser um canvas do produto, mas sim um canvas das sensações humanas que os produtos ou serviços causam nos consumidores. “É um canvas invertido”, afirma Diamand. O Canvas conta com 14 sensações, que incluem os sete pecados capitais e as sete sensações da criança interior.
Para que serve?
O Sexy Canvas serve para qualquer interação que se tem com o ser humano, seja para analisar o portfólio de produtos de alguma empresa sem precisar ir a campo ou analisar produtos em fase de idealização. Ela explica o sucesso de diversos cases, como a Turma da Mônica, a Apple, o Starbucks e, até mesmo, o fenômeno da indústria do futebol.

De acordo com Diamand, a metodologia é uma facilitadora, visto que empresas criam produtos há séculos baseando-se em tentativas de acerto e erro a partir de testes com os clientes. “Percebi que esse é um processo muito lento, que toma dinheiro e tempo. Muitas vezes, o processo de testes faz uma ideia boa morrer”, comenta.
Empresas que não estão vendendo, por exemplo, conseguem descobrir quais funcionalidades não estão alinhadas. A partir disso, conseguem ordenar a comunicação, as estratégias e até mesmo as áreas de sucesso com o cliente. “Ajuda você a prever quais caminhos têm mais chances de sucesso”, salienta. Além disso, o Sexy Canvas orienta também a vida pessoal dos empresários.
A ferramenta pode ser aplicada em todos os níveis da empresa, unificando diversos setores. Serve também para mudar nome, logo, slogan e marketing de uma empresa, por exemplo. “Muda as propagandas, as formas como as empresas se comportam no mercado. Muda também coisas inusitadas como o RH das empresas. Isso porque os funcionários precisam se sentir tão eletrificados pelo produto quanto os clientes se sentem”, explica.
Para entender a metodologia, há o Sexy Canvas Academy, um curso que auxilia a aplicar a ferramenta. Até hoje, mais de 1,5 mil alunos já participaram da modalidade.
Diferenciais da metodologia
A metodologia desenvolvida por Diamand coloca o Brasil na lista de países com canvas de qualidade, visto que o Sexy Canvas é o primeiro canvas holístico e universal. É por isso que a ferramenta ajuda a otimizar a criação de startups e a melhorar negócios já desenvolvidos. Muitas empresas já trabalham o lado da psique humana a partir da intuição. Com o Sexy Canvas, há uma democratização dessa possibilidade.
Conforme Diamand, o Sexy Canvas ainda pode mudar a economia, o PIB e a quantidade de empregos de um país. “Se você otimiza o processo de criação de empresas sem precisar quebrar cinco vezes, você vai ter uma economia mais sólida naturalmente. E, não só isso, ele atua na cabeça de quem consome”, finaliza.
Quer saber mais sobre o Sexy Canvas?