Startup desenvolve cosméticos veganos específicos para pele brasileira

9/8/22
|
Publicado por 
Redação Start

Ecobotica aposta em sustentabilidade para gerar produtos naturais e acessíveis

Startup desenvolve cosméticos veganos específicos para pele brasileira
Startup desenvolve cosméticos veganos específicos para pele brasileira

A indústria de cosméticos nem sempre oferece soluções personalizadas para todos os tipos de pele. Com base em uma experiência própria, Paula Zavareze criou uma startup chamada Ecobotica, pensando em desenvolver linhas variadas de produtos, focados em formulações enxutas livres de toxina. Além disso, apostam no uso de ativos nanoencapsulados que garantem segurança e sustentabilidade.

Paula Zavareze sempre lutou contra a acne e o excesso de oleosidade. Dois fatores que não diminuíram na fase adulta. "O que o mercado oferece são soluções temporárias e marcas com vários produtos, vários passos e o pior, muitas querendo remover a oleosidade ao invés de equilibrar a produção de oleosidade da pele", comenta a CEO.

A Ecobotica nasce então, em 2020, para resolver um problema de pele pessoal, mas que na verdade é um problema de diversas outras mulheres. "Buscamos entregar alta performance para a pele brasileira de forma saudável e sustentável, levando em consideração toda nossa cultura, clima, miscigenação e rotina", explica Camila de Vargas, gerente de Relacionamento da Ecobotica.

A Ecobotica é uma marca 100% gaúcha e a primeira de cosméticos veganos e naturais com selo Halal no Brasil. A certificação Halal indica que os produtos são seguros ao consumo muçulmano. Atualmente, o Brasil tem 2 milhões de muçulmanos.

"Quando decidimos abraçar a pluralidade feminina, optamos por conquistar a certificação Halal para abraçar mulheres brasileiras que muitas vezes não são vistas como brasileiras. Aliás, a certificação Halal avalia além das matérias-primas, a produção dos cosméticos, o cuidado com todas as pessoas envolvidas no processo. Todas as etapas precisam seguir valores essenciais que são a base da Ecobotica, como moralidade, saúde, excelência e bem-estar de todos", pontua Camila.

Outro aspecto ressaltado por Camila é a luta para mostrar para as mulheres brasileiras que é possível abraçar a beleza natural, especialmente aquelas que são mães, esposas, empresárias, que precisam ser multifuncionais, mas que no final se olham no espelho e não conseguem amar o que veem. "É por elas que a Ecobotica existe, para que no final do dia essas mulheres cheguem ao espelho e amem o que veem sem precisar seguir um padrão", frisa Camila.

Confira mais posts do Start