Tecnologia de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor dita o futuro do food service com menos desperdícios

29/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

Setor tem investido em tecnologia de alimentos como solução para reduzir desperdício de comida, perda de prazo de validade e armazenamento

O mercado de food service, que abrange estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares, food trucks e rotisserias cresceu 31,1% em vendas nominais, no comparativo de junho de 2021 e 2022, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB). E para garantir os bons números, o setor tem se apropriado de tecnologias agregadas aos alimentos que, mais bem aproveitados, contribuem para o crescimento da operação.

Nesse contexto, produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor têm se destacado, levando em conta um shelf life elevado, segurança dos alimentos e padronização – já que os produtos não utilizam conservantes e permitem agregar o quesito saudabilidade ao discurso de venda para o cliente final. A Vapza, pioneira e especialista no segmento, já registra 46% das vendas para o food service e mais de 300 clientes para os quais fornece produtos que vão de linhas de carnes para toppings e recheios, voltadas a pizzarias, panificadoras e indústrias de alimentos, além de vegetais em geral para todos os tipos de restaurante.

“Nossos produtos não apenas reduzem as etapas de preparo, mas dispensam refrigeração e geram economia de tempo, água, gás, energia elétrica, mão de obra, material de limpeza e utensílios”, comenta Enrico Milani, CEO da Vapza, ao explicar alguns dos motivos pelos quais a empresa vem se destacando no mercado. Ainda segundo ele, a Vapza agrega o serviço de consultoria para cardápios e sazonalidade. “Auxiliamos nossos clientes com informações estratégicas para o negócio. Além de todos os atributos intrínsecos aos produtos, desejamos que ele busque sempre pelo melhor aproveitamento e custo-benefício. Por isso temos um setor que direciona a atenção para essa estratégia. Hoje o food service representa uma fatia importante do nosso faturamento com clientes fidelizados”, diz.

Diminuição do desperdício está entre as metas do setor

Para continuar crescendo, o setor precisa superar alguns desafios, sendo o desperdício de alimentos um dos principais obstáculos enfrentados pelo mercado de food service no Brasil. Pesquisa da Ticket em parceria com a startup social Comida Invisível apontou que 61,5% dos restaurantes, lanchonetes e bares geram sobras e restos de comida diariamente. Pré-preparo, perda do prazo de validade e armazenamento de forma incorreta estão entre os motivos citados pelos estabelecimentos para o desperdício.

“Nenhum estabelecimento quer ter perdas e pouca rentabilidade, por isso os produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor contribuem diretamente para redução desse fator quando falamos de um shelf life elevado e de porções que podem ser compradas de acordo com a demanda do estabelecimento. Assim, toda iniciativa que consiga frear essa realidade é bem-vinda. E se trouxer economia para os empresários do ramo alimentício, garantindo a qualidade ao cliente final, melhor ainda”, argumenta Milani.  

O próprio processo produtivo da companhia é adaptado para evitar o máximo possível de desperdício. Em 2022, a Vapza conquistou a certificação de empresa Aterro Zero, o que significa que 100% dos resíduos são destinados à reciclagem, compostagem ou coprocessamento. Por meio de uma parcerias com as empresa Kapersul - KWM e com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro (ACMRC), a companhia conseguiu aumentar o percentual dos resíduos que são encaminhados para reciclagem. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2022, por exemplo, o percentual ultrapassou os 7%, 3,1 pontos percentuais a mais do que o registrado durante 2021 inteiro (3,9%).

Ainda, os líquidos passam pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), rigorosamente controlada por uma equipe especializada, conforme regulamentação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e os resíduos orgânicos são encaminhados para o biodigestor da cooperativa Castrolanda, parceira da Vapza, para geração de biogás e biofertilizante.

Sobre a Vapza Alimentos

A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 nos Campos Gerais do Paraná, a Vapza possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 13 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade. Além disso, é Top Of Mind na categoria Orgânicos pela pesquisa Organis 2019 e líder de vendas na categoria de pratos semi-prontos, em investigação feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2022. Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/.

Confira mais posts do Start