Tecnologia responsiva no varejo: confira três vantagens para vender mais e fidelizar o cliente

19/3/23
|
Publicado por 
Redação Start

Segue abaixo três vantagens na adoção dos sites responsivos no segmento varejista

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Tratar de tecnologia responsiva, significa adaptar-se às necessidades dos clientes com agilidade e efetividade. Dessa maneira, as empresas que se conectarem a esta realidade rapidamente, conquistarão diferenciais competitivos diante da concorrência e, consequentemente, proporcionarão uma jornada de compra satisfatória para o consumidor, aumentando assim as chances de fidelização e, em muitos casos, criando novas fontes de receita para os varejistas.

Cada vez mais presente na rotina dos consumidores, smartphones, computadores e tablets são utilizados para realizar compras online. Inclusive, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma aquisição em lojas online em 2019, sendo que os smartphones foram considerados o meio mais usado, equivalente à 67%.

Para Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores, quando as tecnologias avançam, elas geram impactos positivos que revolucionam diretamente o próprio varejo. “As ferramentas de inovação fazem os esforços girarem sempre em prol do consumidor, com a intenção de agilizar sua vida. Não à toa, os padrões de envio, velocidade, facilidade de uso e variedade estão cada vez mais definidos e impactam diretamente na experiência do cliente”, complementa o COO.

Pensando nisso, o executivo listou abaixo três vantagens na adoção dos sites responsivos para vender mais. Confira:

Uso fácil e intuitivo - O atual consumidor possui o hábito de procurar produtos, comparar funcionalidades e preços na internet, antes de efetivar as compras, seja nas lojas físicas ou virtuais. Grande parte destes acessos é comumente originado nos dispositivos móveis, por isso ter um site responsivo, além de trazer mais confiança para o cliente, impede que o mesmo desista da compra na metade do processo. “Os dispositivos móveis serão usados cada vez mais durante as compras, afinal eles garantem praticidade e agilidade. Um site intuitivo, moderno e adaptável traz uma boa impressão para o cliente e, consequentemente, aumentam as chances de finalização da compra e fidelização”, destaca Araújo.

Jornadas de compras autônomas e estratégicas - Segundo uma pesquisa realizada pela Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros preferem realizar suas compras, por meio do autoatendimento. Realidade no atual cenário varejista, esta modalidade é frequentemente utilizada em redes de fast-foods, supermercados, lojas de conveniência etc. “O autoatendimento garante mais autonomia e comodidade para o consumidor durante a aquisição de algum item ou serviço. Além de tornar a jornada de compra mais estratégica e tecnológica, ele reduz os custos de diversas frentes”, aponta o COO.

Conveniência aliada a experiências únicas - Atualmente, a tecnologia responsiva é essencial para proporcionar mais conveniência aos clientes, por meio da interconexão de aparelhos com interfaces amigáveis, que aproveitam-se dos recursos de IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). Isto proporciona uma experiência única e inovadora não apenas para o cliente, como também para os varejistas.

Confira mais posts do Start