Vittude anuncia vencedores de prêmio de saúde mental e rebranding da marca
Divulgação dos 10 nomes e da virada de marca foi feita durante a primeira edição do Vittude Awards, premiação que celebra iniciativas na área de saúde mental corporativa

A Vittude, referência em gestão estratégica de saúde mental das maiores e melhores empresas do Brasil, anuncia os vencedores da primeira edição do Vittude Awards, primeira premiação de saúde mental do Brasil. Além dos nomes, a empresa também apresentou o rebranding da marca, que representa o reforço do seu compromisso com as organizações, reconhecendo a saúde mental como elemento inegociável para o futuro de qualquer sociedade e convocando as empresas para fazerem parte do movimento. Com um ecossistema de soluções inteligentes de saúde mental, a healthtech promete potencializar a produtividade das organizações, promovendo inteligência de dados, educação e acesso a serviços nesse sentido de alta qualidade. A startup, que é a parceira estratégica número 1 das maiores empregadoras do Brasil, tem expectativa de atingir 1 milhão de vidas elegíveis nos próximos anos por meio de companhias como Grupo Boticário, Vivo, Ambev, Cocamar, Saint Gobain, L'Óreal, SAP, Thomson Reuters e Pague Menos, que já fazem parte do portfólio.
"Ao longo dos últimos anos, a Vittude se especializou no atendimento de grandes empresas. Com isso, nos aperfeiçoamos para entender as complexidades destas organizações, que possuem sistemas complexos de operação. A partir daí, desenvolvemos a musculatura e a maturidade necessária para resolver os desafios de saúde mental que elas nos apresentaram. Agora, em 2023, precisávamos de uma marca que refletisse essa solidez, os investimentos que já recebemos de fundos como Redpoint e Crescera e, também, as grandes contas que atendemos, como a Ambev e a Vivo. O rebranding vem para transmitir este amadurecimento da Vittude, que hoje é a maior referência no desenvolvimento e gestão de saúde mental.", enfatiza Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude.
A Vittude nasceu em 2015 como uma marca B2C, partindo do desafio da Tatiana de buscar ajuda para um tratamento de qualidade para a depressão que vivia e, durante muito tempo, a empresa foi um marketplace que conectou as pessoas aos psicólogos. No entanto, à medida que o amadurecimento da empresa foi acontecendo, ficou explícito que a saúde mental é um ofensor direto do futuro do trabalho. À medida que a healthtech cresceu, seus fundadores entenderam que precisavam ser o parceiro estratégico das organizações para, por meio delas, destravarem o potencial humano ao desenvolver a saúde mental dos seus colaboradores.
"As empresas estão desperdiçando muito dinheiro ao escolher ignorar e até negligenciar as consequências de transtornos como a depressão, a ansiedade e o estresse no trabalho. Com as pessoas em sofrimento, a produtividade das organizações também fica enfraquecida, sem falar da inovação que simplesmente não existe. Ou seja, pouca sustentabilidade financeira em diversas frentes dos negócios. Precisamos, de uma vez por todas, quebrar os estigmas e derrubar as barreiras do preconceito com a saúde mental. O rebranding reflete este nosso posicionamento de que não haverá futuro sem saúde mental.", afirma Felipe Sobral, Head de Marketing da Vittude.
De acordo com o levantamento feito pelo Trench Rossi Watanabe, as reclamações trabalhistas relacionadas ao burnout somaram, entre 2014 e 2022, R$2,48 bilhões de gastos às empresas. Os números ainda podem aumentar se forem considerados os afastamentos por ansiedade e depressão, por exemplo. Esta estatística assusta os líderes e gestores ao redor do mundo, mas representa também uma realidade ainda mais chocante. Segundo estudo State of the Global Workplace 2022, da Gallup, 44% dos trabalhadores se consideram estressados e 19% descrevem o tempo no escritório como “extremamente infeliz”.
Dentro desse contexto, a mudança vai além das novas cores da marca, agora mais vibrantes, para refletir a potência e o amadurecimento do negócio. O seu isótipo é um círculo com várias letras "V", representando os conceitos de ecossistema e de comunidade. Segundo Felipe, se as grandes empresas estiverem unidas e se as soluções para seus desafios forem inteligentes, provocarão uma transformação efetiva e impactante no futuro da sociedade.
"Estamos fortalecendo nossa posição como um ecossistema completo com 4 pilares de soluções inteligentes: Diagnóstico, Educação, Clínica e Inteligência. O Vittude Diagnóstico permite mensurar e descobrir o cenário de saúde mental das organizações, o Vittude Educação desenvolve habilidades de saúde mental em executivos, lideranças, RH e colaboradores, o Vittude Clínica oferece atendimento psicológico de alta qualidade para toda a companhia e o novo Vittude Inteligência permite a gestão integrada dos dados de saúde mental das empresas.", afirma Tatiana, que também é TopVoicer no LinkedIn em 2023 na categoria de Equilíbrio Vida e Trabalho, sendo uma das principais influências no assunto.
Para além das suas soluções inteligentes, a Vittude continua empenhada na construção do futuro da saúde mental, promovendo iniciativas como o Vittude Awards. A premiação, que é a primeira do Brasil no setor, reconheceu as empresas e pessoas que estão na vanguarda da saúde mental do país. Além disso, o evento serviu de inspiração para que outras empresas possam descobrir as inovações e tendências sobre o tema e aplicar no seu dia a dia.
“O Vittude Awards é a materialização de um sonho. Quando fundei a Vittude, em 2016, após ter dificuldades para tratar um quadro de depressão, tinha um desejo genuíno de ajudar outras pessoas a chegarem com mais facilidade ao consultório de um psicólogo. Com o desenvolvimento e amadurecimento da empresa, fui descobrindo no universo corporativo e com as pessoas que lá estão, que eu poderia ter aliados para ajudar a levar nossa missão de democratizar o acesso a serviços de saúde mental um pouco mais longe. Nos últimos 4 anos conversei com aproximadamente 2500 empresas brasileiras e consegui compreender que temos, em nosso país, organizações com níveis de maturidade muito diferentes quando o assunto é saúde mental. A grande maioria ainda negligencia a pauta, mas também tive a oportunidade de conhecer projetos inspiradores e que de fato mudam o desfecho da saúde das pessoas colaboradoras para melhor", afirma Tatiana.
Olhando para tudo que tínhamos aprendido até aqui, ficou claro que precisávamos dar visibilidade a quem estava colocando saúde mental na estratégia, promovendo grandes transformações culturais e até mesmo se reinventando enquanto corporação. O Vittude Awards nasce para não apenas homenagear quem está de fato fazendo a diferença, como para inspirar e convidar outras pessoas a se juntarem a um sonho ainda maior: retirar o Brasil dos rankings de adoecimento mental. A incidência de transtornos mentais tem aumentado em número de casos e gravidade, com muitas pessoas chegando ao ponto de tirar a própria vida. Não dá mais para aceitar isso, está insustentável. Para nós saúde mental é inegociável e precisamos de mais pessoas sonhando junto para termos uma nova realidade”, pontua Tatiana.
A seguir, estão os vencedores das 7 categorias abertas para inscrição:
CEO INSPIRAÇÃO
- Cristina Palmaka - SAP
CHRO DO ANO
- Michele Nascimento Salles - Ambev
EMBAIXADOR DE SAÚDE MENTAL
- Bruna Fesneda Melo - BASF SA
MELHOR GESTOR DE SAÚDE CORPORATIVA
- Renata Simioni - Grupo Boticário
MELHOR PROJETO DE SAÚDE MENTAL
- Vivo
EMPRESA REVELAÇÃO
- ArcTouch
EMPRESA REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL
- Grupo Boticário
Sobre a Vittude:
A Vittude é referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, sendo parceira dos maiores empregadores do Brasil. Com um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental, desenvolve projetos apoiados em 4 pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência. Atende mais de 200 clientes, entre eles Grupo Boticário, Vivo, Ambev, Cocamar, Saint Gobain, Telhanorte Tumelero, L'Óreal, SAP e Thomson Reuters, possuindo mais de 600 mil pessoas beneficiadas por suas soluções. A empresa já recebeu mais de R$40 milhões em investimentos dos fundos Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc. Acesse o site da Vittude e saiba mais.