Zoho CRM aposta em educação corporativa B2B e dedica 25% dos investimento em marketing para embaixadores

5/7/24
|
Publicado por 
Redação Start

Prática comum no mercado B2C, que fala com o consumidor final, o uso de embaixadores ainda é novo na comunicação comercial; plataforma de tecnologia da multinacional indiana quer ampliar tendência no Brasil|

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Já muito comuns no mercado B2C (Business to Consumer, com venda direta para o consumidor final), os embaixadores têm ganhado cada vez mais espaço no B2B (Business to Business, de vendas entre empresas). Negócios consolidados e produtos robustos estão apostando nessas figuras para oferecer uma educação corporativa que empregue valor a clientes e não clientes. É o caso do Zoho CRM - ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente da multinacional Zoho no Brasil -,  que entre 2023 e 2024, destinou cerca de 25% de todo o investimento em marketing na contratação de embaixadores para ampliar os esforços em educação corporativa e comunicação com o mercado brasileiro, para o qual projeta uma larga expansão nos próximos anos.  

No time de embaixadores, o Zoho CRM conta com nomes como Aaron Ross, autor do best-seller de vendas Receita Previsível, considerada a bíblia para profissionais da área; Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível e representante da empresa no Brasil; Marcelo Baratella, fundador e CEO da MB Solution Selling; Ricardo Okino, cofundador na Escola Exchange e membro do conselho de diversas startups e Camely Rabelo, co-fundadora na Escola Exchange.

A aposta do Zoho CRM

Se a contratação de influenciadores e embaixadores no mercado B2B é novidade, o uso dessas figuras na comunicação entre duas ou mais empresas também é. Weverton Soares, gerente de marketing do Zoho CRM, lembra que, em vendas, nada é mais eficaz do que encontrar usuários que entendem e gostam da ferramenta, descobrindo como ela gera valor em seus negócios.

“Muito do comércio acontece no boca a boca, e assim uma rede de pessoas consumidoras com interessantes semelhantes vai se criando. Mas, como levar essa dinâmica também entre as empresas? Como fazer com que uma organização desperte interesse em outra? No Zoho CRM, escolhemos fazer isso por meio da educação corporativa”, afirma. “Contratamos especialistas do mercado como embaixadores para que levem a marca ao público dele, que também é o nosso, por meio da produção de conhecimento”, explica.

Os embaixadores, destaca Soares, produzirão conteúdo para educação corporativa em temas como vendas, relacionamento com clientes, gestão de processos, tecnologia e inovação em diferentes plataformas.

O executivo avalia que a aposta do Zoho CRM, produto que é atual carro-chefe da multinacional Zoho no Brasil, é em alcance por meio de embaixadores que validem a proposta de valor do produto entre o público empresarial. Para o gerente de marketing, isso é algo promissor no Brasil — país no qual consumidores estão intimamente ligados às figuras dos influenciadores e embaixadores.

“As marcas que vendem para o consumidor final já aprenderam a utilizá-los para manter um contato direto: no dia a dia das pessoas, sejam elas clientes atuais ou potenciais e que os interessam. Mas, no mercado B2B, em que empresas falam com outras empresas, ainda é incipiente. Nós percebemos que nos negócios os embaixadores precisam agregar valor e de fato e ensinar algo ao público, por isso convidamos estudiosos do ramo de vendas e relacionamento com o cliente para compor este time”, comenta.

Até 2026, a proposta é de que o investimento na estratégia seja o dobro. Com isso, o Zoho CRM espera que pelo menos 50% do orçamento de marketing do produto seja voltado à estratégia de influenciadores e embaixadores.

Os embaixadores são parte de uma estratégia para grandes empresas se comunicarem com o seu público e associam seus nomes a diferentes marcas em seus canais de comunicação — seja na internet, palestras, podcasts, livros ou outros formatos.  

Aliás, essa é a grande diferença entre o influenciador e o embaixador: o primeiro tem foco em divulgação nas redes sociais, enquanto o embaixador carrega o nome da empresa para diferentes locais, físicos e digitais, com foco mais na autoridade do que na visibilidade.

Influenciadores no Zoho CRM

Responsáveis pela comunicação sobre o produto nas redes sociais, os influenciadores também estão no plano de divulgação do Zoho CRM. Especialistas em relacionamento comercial e com o cliente vão levar a marca do Zoho CRM na internet. Entre eles estão Marcelo Pereira, consultor e professor de negociação, liderança, vendas e influência na Conquer; e Gustavo Pagotto, fundador da maior comunidade de vendas B2B do Brasil, a Pipelovers.

Sobre o Zoho CRM

O Zoho CRM é o principal produto da Zoho no Brasil: uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente utilizada por equipes maduras e que apresenta recursos robustos e facilidade de conexão com outras áreas da operação. Todos os meios essenciais para o sucesso do cliente estão no Zoho CRM, o  que permite o acompanhamento completo do funil de vendas. Com a proposta de democratizar o acesso à tecnologia em todos os tipos e tamanhos de empresa, a Zoho nasceu em Chennai, na Índia, há 28 anos, e hoje está em mais de 150 países. No Brasil, a sede da Zoho está em Florianópolis (SC), desde 2020.

Confira mais posts do Start