Startup cria solução para melhorar comunicação entre prefeituras e população
Aplicativo reúne demandas dos cidadãos, que podem ser visualizadas facilmente pela administração municipal

As maiores ocorrências em órgãos públicos, quando se fala em atendimento ao público, envolvem questões burocráticas. O Fala Cidadão é uma plataforma de ouvidoria completa para a gestão da cidade, que tem como objetivo ser um canal de comunicação entre habitantes e prefeitura, ajudando a otimizar o tempo, deslocamento de pessoas e recursos.
A startup gaúcha teve seu início em 2016, a partir de uma necessidade pessoal dos sócios em contatar a prefeitura da cidade em que residem. Neste momento, eles perceberam a falta de uma comunicação eficiente e um retorno por parte do órgão público. Sendo assim, criaram o Fala Cidadão para que os contribuintes tenham acesso direto a Prefeitura e tenham um retorno referente a sua solicitação.
Uma das vantagens do Fala Cidadão para as prefeituras é a visibilidade das ações administrativas, trazendo um viés de inovação e modernidade. O aplicativo centraliza todas as demandas dos habitantes na ferramenta, fazendo com que as reclamações em redes sociais das prefeituras diminuam, conforme explica Jordana Guatimosim, que faz parte do time comercial da startup.
“A cidade fica mapeada, possibilitando ao gestor público identificar quais as regiões que necessitam de mais recursos. As prefeituras que utilizam a plataforma conseguem gerenciar e fiscalizar os serviços das secretarias municipais, e o cidadão sempre receberá um retorno referente à abertura da sua solicitação”, comenta.
Neste caso, os contribuintes podem realizar seu pedido de melhoria e/ou reclamação diretamente no aplicativo ou no site, sem precisar ligar para o órgão público ou se deslocar até a administração municipal. Com isso, os cidadãos possuem um número de protocolo, que auxilia na resolução da necessidade aplicada à Prefeitura, por exemplo.
O Fala Cidadão pode também ser adquirido por uma empresa, por meio de uma Parceria Público Privada, na qual é feita a compra da ferramenta e a doação para utilização da Prefeitura, sem que haja nenhum envolvimento operacional por parte da empresa. Assim, o objetivo é evidenciar a empresa como uma grande parceira da cidade.
Prefeitura de Gramado foi o primeiro cliente da startup
A empresa havia construído o piloto, apenas com uma idéia de apresentação e visitando a Prefeitura de Gramado. Na oportunidade, os idealizadores tiveram a oportunidade de apresentá-la para a Secretaria de Administração que prontamente comprou a ideia. Naquele momento, a startup percebeu que haviam dois fatores essenciais para dar andamento ao projeto: uma boa ideia e um potencial cliente. “Desenvolvemos a ferramenta de acordo com as necessidades da Prefeitura de Gramado e entregamos em março de 2016. Os serviços seguem sendo prestados até o momento”, finaliza Jordana.